A Copa HB20 chega ao Velopark. A maior competição mono marca do automobilismo nacional, leva ao autódromo de Nova Santa Rita (RS) mais de 40 carros. A novidade da temporada é a versão de corrida do Novo Hyundai HB20, um carro de pista desenvolvido a partir de um modelo de rua lançado em 2022. Os pilotos da categoria treinaram na última semana no autódromo gaúcho para reconhecimento da pista. As provas da Copa HB20 ocorrerão nestes sábado (16) e domingo (17).
Como a sexta etapa da temporada 2023 da Copa HB20 ocorrerá durante a Semana Farroupilha, a Hyundai homenageará o principal evento da cultura e tradição gaúcha. Os vencedores do final de semana receberão um troféu estilizado, em formato de cuia.
Criada em 2019, a Copa HB20 começou com 25 carros desenvolvidos a partir do modelo convencional. A competição do Velopark será a 70ª etapa e levará à pista cerca de 40 carros. A Copa é dividida em três categorias: Super, para iniciantes e pilotos recentes; Elite, competidores de nível intermediário; e Pro, pilotos experientes e com maior histórico de competições.
O visual do carro de corrida chama a atenção. Mais baixo, policarbonato nas janela, rodas exclusivas, pneus lisos e pintura típica dos veículos de competição.
Cada carro é diferenciado apenas pela carroceira colorida com identificação da equipe, piloto e patrocinadores. Mas todos são iguais nas demais características.
Desenvolvidos a partir do modelo produzido pela Hyundai, na fábrica de Piracicaba (SP), os carros são preparados para as pistas pela H-Racing. São montados em lote único e saem de fábrica pintados na cor branca, sem bancos, acabamento interno, quadro de instrumentos, sistema de áudio e de ar-condicionado, estepe e janelas laterais.
O diretor técnico da Copa HB20, o gaúcho Fabiano Cardoso, explica que todos os carros são iguais, com os mesmos equipamentos e condições. Despojado, o peso do carro de competição é aliviado. Passa dos 990 quilos do modelo de rua para 870 quilos. A diferença em relação ao peso do piloto é compensada por contrapeso.
A H-Racing faz o reforço estrutural no habitáculo do piloto, O santantônio é formado por arco em aço-carbono com oito pontos de fixação, cinto de segurança com seis pontos, extintor de incêndio e sistema de telemetria.
O conjunto propulsor é preparado para atender às características do uso em pista. A direção fica mais direta e, recalibrada, a suspensão de competição fica endurecida. As rodas especiais são de aro 15x6 e os pneus slicks (lisos).
O motor 1.6 aspirado do Creta, que equipou o HB20 até o modelo 2022, é recalibrado com a injeção ProTune PR4, ganha mais potência e chega aos 160 cv. No câmbio automático de seis velocidades, com relações diretas, a troca de marchas é feita por aletas atrás do volante.
O policarbonato substitui os vidros das janelas laterais e o aço na tampa do porta-malas. Os bancos convencionais dão lugar ao banco esportivo tipo concha, provado e aprovado por cada piloto. Com as modificações, a velocidade chega a 200 km/h. Todos os carros são abastecidos com Shell V-Power Etanol.
O investimento previsto para a temporada completa da Copa HB20, por veículo inscrito, é de R$ 240 mil, o que contempla um pacote de serviços. Abrange o veículo, sua manutenção e a preparação para cada etapa, suporte de engenheiros, mecânicos e telemetristas a cada etapa.
A logística do veículo para cada autódromo, a estrutura de pista e autódromo; um (1) novo jogo de pneus para cada etapa (serão usados às sextas, sábados e domingos) e combustível para todo o final de semana também estão incluídas.
A Copa HB20 terá oito etapas, a do Velopark será a sexta, em finais de semana. No formato rodada dupla permitirá a redução de custos. Como serão duas corridas por etapa, a temporada terá 16 provas.
A etapa da Copa HB20 no Velopark terá provas neste sábado (16), com largada às 15h45min. Domingo (17), a corrida começará às 8h50min.