O novo Classe C cresceu. Na sexta geração, o sedã Mercedes-Benz chega com visual rejuvenescido, interior futurista e propulsão híbrida leve que aumenta o desempenho e reduz o consumo de combustível. Com maior distância entre eixos, o espaço interno e o conforto aumentaram. Rodamos 600 quilômetros com o sedã médio que avançou também na conectividade, na segurança e na tecnologia. O Mercedes-Benz Classe C 200 AMG Line tem preço de R$ 349.900.
O visual valoriza a esportividade com linhas limpas e fluídas. A grade diamante com a estrela central cromada separa o grupo óptico com faróis adaptativos full LED. As rodas de liga leve são de 18 polegadas e os pneus 225/45 R18. As lanternas traseiras bipartidas, também em LED, invadem as laterais. O coeficiente aerodinâmico foi mantido em Cx 0,24.
Montado sobre a nova arquitetura MRA2, o novo Classe C tem 4,751 metros de comprimento, largura de 1,820 m e altura de 1,437 m. A distância entre eixos cresceu 2,5 centímetros e passou para 2,865 m, o que aumentou o espaço interno. O porta-malas leva 455 litros, o suficiente para acomodar a bagagem da família ou amigos em viagens.
Acesso por aproximação e partida por botão, o sofisticado interior tem o painel dividido em duas seções. A superior, em forma de asa, traz as novas saídas de ar. Na inferior, o quadro digital de instrumentos com tela de LCD de 12,3 polegadas permite diversas configurações. Todos os comandos são sensíveis ao toque.
O multimídia MBUX com tela vertical de 11,3 polegadas sensível ao toque e comando por voz é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos. Também mostra a imagem da câmera de ré e controla diversas funções incluindo os modos de condução. Conectamos nossos celulares sem fio e aproveitamos a recarga das baterias por indução. O assistente de voz "Oi, Mercedes" permitiu a realizarmos diversas ações mesmo sem a palavra-chave de ativação. Testamos várias vezes o assistente que sempre "obedeceu" nossas ordens.
Os bancos esportivos têm ajustes elétricos. O novo Classe C é equipado com iluminação ambiente de fibras ópticas e 64 combinações de cores. No modo Sport, a cor vermelha é predominante e o conta-giros central tem um design dinâmico.
O teto solar panorâmico tem acionamento elétrico.
Conjunto propulsor híbrido leve conta com assistência elétrica em baixas rotações do motor. O quatro cilindros turbo a gasolina gera 204 cv e força (torque) de 30,6 kgfm e atua com o câmbio automático 9-G Tronic de nove velocidades. O sistema elétrico de 48 volts com recuperação de energia, auxilia a partida e tem a função start/stop. A potência adicional é de até 27 cv e a força de 20,03 kgfm.
O novo Classe C 200 traz recursos eletrônicos de auxilio à condução e que aumentam a segurança.
O sistema de assistência à direção Distronic tem diversas funções que auxiliam a condução e reduzem os riscos de acidentes, como controle eletrônico de velocidade adaptativo e frenagem de emergência.
Também assistente e sensores de estacionamento, , alerta de ponto cego e farol alto automático, entre outros.
Conforto e segurança
Bonito, rejuvenescido, o visual esportivo, o interior futurista e a avançada tecnologia remetem o novo Classe C mais ao sofisticado Classe E do que ao modelo antigo. O sedã médio premium evoluiu também na condução com melhor dirigibilidade, comportamento dinâmico e segurança. A direção elétrica, o novo volante e os generosos bancos com ajustes elétricos nos permitiram rodar com conforto e sem o risco de cansaço em viagens mais longas.
O 1.5 turbo EQBoost superou as necessidades do sedã médio Mercedes-Benz de 1.650 quilos. A potência e força do motor a gasolina foram bem distribuídas pelo câmbio automático de nove velocidades na tração traseira. O sistema elétrico ajudou sempre que preciso, em especial na cidade, quando o propulsor principal foi desligado pela falta de aceleração.
Nas ruas e estradas o novo Classe C mostrou a eficiência do sistema híbrido leve. Nas arrancadas, ultrapassagens e, sempre que o motor a gasolina precisou de maior potência força, a propulsão elétrica ajudou.
No trânsito de Porto Alegre e nas estradas que levam ao litoral o comportamento do Classe foi ótimo. A suspensão macia com braços sobrepostos na frente e multilink na traseira privilegiou o conforto sem comprometer a estabilidade, mesmo em velocidades mais elevadas. Ignorou as irregularidades do pavimento, os buracos e os quebra-molas e só reverberou no paralelepípedo.
O consumo de combustível acompanhou o modo de condução e o fluxo de trânsito.
Na cidade, nossas médias ficaram entre 9,1 km/l a 11,3 km/l. Na estrada, na velocidade constante de 80 km/l, entre 13,9 km/l e 16,4 km/l. Já a 110 km/l variou de 12,8 km/l a 15,1 km/l.
Conclusão
Bonito, linhas esportivas e interior futurista, o novo Classe C 200 AMG Line remete mais ao Classe E do que ao seu modelo da geração anterior. O conjunto propulsor híbrido leve garantiu comportamento adequado de um sedã premium sem comprometer o consumo de combustível. Bem equipado, o MBUX conta com avançada tecnologia de conectividade e o Distronic om recursos de assistência à condução e à segurança. Como sempre, o uso e a relação custo/benefício devem ser avaliados em relação ao Classe C 300 AMG Line e aos concorrentes do seu segmento.