O visual chama a atenção, o generoso espaço surpreende e o desempenho é compatível com a proposta de um sedã familiar. Bem completo, o Arrizo 6 rodou fácil nos mais de 500 quilômetros que percorremos nas ruas e estradas gaúchas com todos os cuidados sanitários necessários devido à pandemia do coronavírus. Em versão única, o Caoa Chery Arrizo 6 GSX tem preço sugerido de R$ 113.890.
A frente marcante, as linhas fluidas e traseira curta valorizam o visual do Arrizo 6. O grupo ótico com faróis estreitos, assinatura, as luzes diurnas e as lanternas em LED formam um conjunto harmonioso. A ampla grade, o para-choque e os detalhes cromados aumentam a sensação de largura. Atrás, as lanternas que invadem as laterais são ligadas por uma barra cromada.
— Quando se entra no Arrizo, o interior chama a atenção pela qualidade. As saídas de ar parecem uma só, alongando o painel do carro com acabamento em couro.
A central multimídia é grande, com tela de nove polegadas. Os bancos e portas seguem com o revestimento em couro e detalhes cromados e em preto brilhante, dando sofisticação ao sedã.
À noite, as luzes internas do painel ficam bonitas, em tons de azul.
Interior e detalhes
Com 4,675 metros de comprimento, 1,814 m de largura, 1,493 m de altura e distância entre eixos de 2.650m, o Arrizo acomoda cinco passageiros. Sobra espaço na frente e não compromete o conforto dos passageiros no banco traseiro, apesar da caída do teto. O generoso porta-malas de 570 litros é ótimo para viajar com a família ou amigos.
Quem andar na parte de trás do carro não passará frio nem calor, pois a saída de ar-condicionado traseira ajuda neste quesito.
A tomada USB não deixará os eletrônicos sem bateria e ainda poderá ter a apoio de braços com porta-copos.
Acesso por aproximação, partida por botão e volante multifuncional, duas telas digitais complementam o painel. No quadro de instrumentos configurável, a tela de LCD de sete polegadas separa os mostradores analógicos.
A central multimídia, com tela de nove polegadas, é sensível ao toque e interativa com Android Auto e Apple CarPlay. A regulagem do ar-condicionado pode ser feita na tela digital ou por botões.
O banco do condutor com regulagem de altura e a coluna de direção também com ajuste de altura facilitam encontrar uma posição para dirigir. Os bancos traseiros têm encosto rebatível e descansa-braço central com porta-copos. O sedã tem três entradas USB (uma traseira) e tomada de força.
O teto solar de tamanho padrão tem acionamento elétrico. Seis airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, câmera com visão em 360 graus, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, freio de estacionamento elétrico com função Auto Hold, sensores de estacionamento traseiros, direção elétrica, controle eletrônico de velocidade e acendimento automático dos faróis estão entre os componentes de série.
Ruas e estradas
O conjunto propulsor atendeu as características de um sedã médio familiar. Os 147 cv (gasolina) a 150 cv (etanol) e força (torque) de 21,4 kgfm do motor 1.5 turbo flex foram bem distribuídos pela transmissão automática continuo variável (CVT) que simula nove velocidades. Silencioso, conta com os modos de condução Eco e Sport. Sentimos falta de um modo Normal que seria útil na cidade.
No modo Eco, que reduz o consumo de combustível, as respostas foram mais lentas mas sem comprometer a segurança. Já no Sport, que privilegia o desempenho e foi usado na estrada, as respostas foram mais rápidas, facilitando a retomada de velocidade e ultrapassagens.
O consumo de combustível teve médias de 8,7 km/l a 11,6 km/l na cidade e, na estrada, em velocidade constante de 80 km/h, de 11,9 km/l a 15,7 km/l, e a 110 km/l, de 11,3 km/l a 14,9 km/l, sempre com gasolina.
Condução e silêncio
O bom isolamento acústico garantiu ao sedã rodar silencioso nas ruas e estradas. A direção leve facilitou a condução e manobras como estacionamento. As respostas do motor 1.5 turbo atenderam a expectativa.
A tropicalização do sedã fabricado em Jacareí (SP) permitiu enfrentar as condições nem sempre adequadas das ruas e estradas do país. A suspensão bem calibrada ignorou pisos irregulares, quebra-molas, valetas, que não prejudicaram o conforto interno e só reverberou no paralelepípedo. Os pneus 205/50 R17 ajudaram o comportamento dentro dos limites de velocidade e, quando preciso, os controles de estabilidade e tração ajudaram.
Conclusão
O conforto, a sofisticação e o desempenho do Arrizo 6 atendem com folga as características de um sedã médio familiar sem pretensões esportivas. O espaço e bom acabamento valorizam o sedã médio da Caoa Chery. Recursos eletrônicos como a câmera 360º valorizam a segurança. A relação custo/beneficio favorece o Arrizo 6 em relação a alguns concorrentes.