Com Priscila Nunes/Especial
O casamento do motor 2.4 Tigershark Flex com a transmissão automática de nove velocidade foi perfeito. O novo conjunto propulsor produzido em Saltillo, no México, garante mais potência e força com o desempenho que a Toro precisava na versão bicombustível e não atingia com o E.torQ 1.8. Os 174 cv a gasolina e força (torque) de 23,5 kgfm a 186 cv e força de 24,9 kgfm apenas com etanol são bem distribuídos pelo câmbio. Nos 900 quilômetros percorridos em trechos urbanos e nas estradas gaúchas, a picape rodou como um sofisticado carro de passeio. A Fiat Toro Freedom 2.4 Tigershark Flex custa a partir de R$ 98.730 e, no modelo avaliado com diversos opcionais, R$ 112.685.
O motor 2.4 melhorou o desempenho da Toro e atende bem quem prefere um carro flex para o uso mais urbano. Sem pretensão esportiva, elástico e suave, o 2.4 Tigershark Flex responde rápido com retomadas imediatas. Bem ajustada, a suspensão independente nas quatro rodas, MacPherson na frente e multilink atrás, absorve bem as irregularidades do pavimento, comuns nas ruas e estradas. Macia mais firme, garante a estabilidade necessária para enfrentar curvas mais acentuadas em velocidades elevadas dentro dos limites máximos. Os controles de estabilidade e tração ajudam e a tendência de rolagem é reduzida.
A transmissão automática tem troca de marchas rápidas e silenciosas. As velocidades finais atuam para reduzir o consumo de combustível. A distribuição da força em baixas rotações estimulam a condução, principalmente no uso diário. Cerca de 90% da força dica disponível a partir dos 2.000 giros, o que não impede retomadas rápidas. Na estrada, em velocidade constante de 80 km/h, o motor funciona tranquilo em baixa rotação e otimiza o consumo de combustível.
Para quem prefere um desempenho mais forte, basta acionar o modo Sport e fazer a troca sequencial de marchas pelas teclas atrás do volante. O Sport combina a rotação mais alta do motor com marchas mais curtas, melhora as acelerações, retomadas e reduzidas de velocidade. Mas como tudo tem seu custo, o melhor desempenho aumenta o consumo de combustível. Como avaliamos na autoestrada Porto Alegre Osório e na BR/101.
Direção precisa, suspensão macia mas firme e freios eficientes seguram bem, mesmo em frenagens mais fortes, sem comprometer a trajetória da Toro. A direção elétrica progressiva, leve, acompanha o aumento da velocidade e garante perfeito domínio da picape. Na cidade, facilita acompanhar o fluxo e, em conjunto com a câmera de ré, ajuda no estacionamento em vagas apertadas como nas ruas de Porto Alegre ou em shoppings e supermercados. Para reduzir o consumo de combustível no trânsito urbano, o sistema start/stop desliga o motor em pequenas paradas e religa quando o condutor tira o pedal do freio.
Conforme a Fiat, a Toro 2.4 Tigershark Flex acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e chega a velocidade máxima de 200 km/h. Na classificação do Inmetro, a picape recebeu nota A na categoria e C com médias 5,9 km/l (etanol) e 8,6 km/l (gasolina) na cidade e 7,4 km/l (etanol) e 10,8 km/l (gasolina) na estrada. Durante o teste, rodando com gasolina, as médias variaram de 81,km/l a 9,2 km/l na cidade e de 14,1 km/l a 10,5 km/l em velocidades entre 80 km/h e 110 km/h.
Com 4,91 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e entreeixos de 2,99 m, a Toro acomoda cinco passageiros. Bem completo, o modelo avaliado garante conforto para rodar na cidade e, na estrada em viagens mais longas. Contava entre itens de série e opcionais com direção elétrica, volante multifuncional, bancos com revestimento parcial e couro, ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia com tela sensível ao toque de cinco polegadas, GPS, câmara de ré, acionamento elétrico dos vidros, retrovisores externos rebatíveis e travas das portas.
Também com controles eletrônicos de velocidade, estabilidade e tração, airbags frontais, laterais, de cortina e joelho para o motorista, sensor de pressão dos pneus, capota marítima, teto solar, barras longitudinais no teto, faróis de neblina, sensores de estacionamento, chuva e crepuscular.
A jornalista Priscila Nunes que também conduziu a Toro 2.4 Flex gostou do conforto e destacou a facilidade de dirigir "como um carro de passeio na cidade apesar do tamanho " mesmo em manobras de estacionamento quando a direção leve e a câmera de ré ajudam.
- Gosto de carros pequenos mas a Toro avaliada surpreende pelos recursos que facilitam a condução, em especial na estrada. Com a posição elevada de dirigir, ampla visibilidade, bancos confortáveis e central multimídia o tempo e a distância passam rápidos, mesmo em viagens mais longas.
Priscila, que também já conduziu as versões diesel, incluindo viagem para Montevidéu, gostou mais da 2.4 Flex pelas respostas do motor que facilitam ultrapassagens e retomadas de velocidade pelo menor nível de ruído.
Conclusao: A Fiat Toro Freedom 2.4 TigerShark Flex é a opção para que busca uma picape para o uso urbano com o comportamento de um carro de passeio e melhor desempenho em relação a Freedom 2.0 diesel 4×2 e câmbio manual de seis marchas de igual preço.