Airbags defeituosos voltaram à discussão no Brasil por conta de 2,4 milhões de veículos que devem fazer o recall do item de segurança. A melhoria engloba automóveis que receberam airbags da marca japonesa Takata, segundo reportagem do Fantástico exibida no domingo (26).
Sete pessoas morreram no Brasil por conta da explosão do equipamento, conforme o programa. A empresa forneceu itens para 17 montadoras no Brasil entre 2001 e 2018.
Para consultar se o seu veículo está na lista dos que necessitam de reparo, é preciso acessar o site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) – veja como consultar no fim da reportagem – ou contatar a montadora ou concessionária.
Conforme a secretaria, a responsabilidade pelo recall é das montadoras, que não podem cobrar pelo serviço. Cinco milhões de carros foram chamados para trocar a peça, mas apenas metade dos proprietários realizou a manutenção.
Especialistas consultados por Zero Hora indicam como manter o item seguro e o que fazer em caso de dúvida quando ao funcionamento do dispositivo:
Como saber se os airbags estão funcionando corretamente?
Ricardo Gazzana Schneider, professor da Universidade Feevale, explica que carros com o item de segurança têm um sistema que alerta para problemas. Quando o carro é acionado, uma central verifica os principais componentes, incluindo os airbags.
— Todas as luzes devem se apagar quando o motorista dá a partida. Se houver problema, acenderá a luz do airbag no painel, indicando que é preciso levar o carro para assistência.
Segundo Schneider, na Europa e nos Estados Unidos existem recomendações para a substituição do dispositivo após 10 ou 15 anos, respectivamente. No Brasil, porém, a prática não é comum.
— Os airbags são projetados para durar a vida útil do veículo. No entanto, em caso de defeito ou acionamento, o único caminho seguro é a substituição por um airbag original. Não é recomendado comprar itens recondicionados ou em um desmanche licenciado, porque o funcionamento não é garantido — afirma.
Atenção ao sistema evita danos
Eduardo Dozol, instrutor do Senai Automotivo, acrescenta que os airbags também podem ser danificados em caso de um conserto incorreto no veículo ou mesmo em alguma tentativa de manutenção por parte do proprietário.
— Já aconteceram casos em que o veículo foi para um reparo de carroceria, soltaram a central do airbag e o sistema entendeu a retirada como uma colisão. Foram acionadas todas as cápsulas de airbag ao mesmo tempo, o que causou um prejuízo gigante — conta.
No caso de o veículo ser comprado usado, Dozol orienta que o proprietário consulte na concessionária para saber se o automóvel passou por recall da Takata. A dica é válida para qualquer dúvida quanto ao sistema, segundo ele:
— Contatar a concessionária é o primeiro a se fazer. É lá que serão verificados o número de série e o chassi, se há necessidade de troca ou não. O airbag é um equipamento fantástico, salva muitas vidas, mas não deve ficar sob responsabilidade de quem não entende do assunto.
Como verificar se o seu carro precisa de recall
A Takata fornecia airbags para 17 montadoras no Brasil. Para consultar se o seu veículo está na lista dos que necessitam de recall basta acessar o site da Senatran:
- Acesse este link
- Preencha o número do chassi ou da placa do seu veículo
- Clique em buscar
Mais obre o recall
- O serviço é grátis
- Não há prazo de validade
- É responsabilidade das montadoras realizar o chamamento para o conserto
- Carros mais antigos também podem passar pelo serviço