A japonesa Toyota revelou na Tailândia a nova geração do Yaris sedã, modelo compacto do porte do Honda City. Apesar de não ser uma unanimidade, seu design é menos polêmico do que o Etios. A dianteira mistura diversas linhas, com direito a três entradas de ar, luzes diurnas separadas dos faróis e projetores com aros vermelhos nas versões esportivas. A traseira segue uma linha mais conservadora, herdando alguns traços da versão norte-americana do Corolla.
O interior do Yaris possui uma configuração mais usual, com quadro de instrumentos à frente do motorista. O modelo pode receber sistema multimídia, ar-condicionado digital e chave presencial com partida por botão, que fica do lado externo, assim como nos Porsche. Na Tailândia, o motor 1.2 de 86 cv é sempre associado a um câmbio automático do tipo CVT. No entanto, o Yaris brasileiro poderá adotar o 1.8 de até 144 cv usado nas versões GLi do Corolla, com opção de câmbio manual. Também na Ásia, o sedã terá ESC com assistente de partida em rampa de série. Os sete airbags, no entanto, devem ser restritos às versões mais caras.
MEDIDAS
A nova plataforma modular TNGA, que estreará no Corolla em 2019, permitiu ao Yaris ter medidas próximas à dos rivais: são 4,43 m de comprimento, 1,73 m de largura e 2,55 m de entre-eixos. Como referência, o Honda City tem 4,45 m, 1,69 m e 2,60 m, respectivamente. Com medidas próximas, o Yaris apresenta um bom espaço interior para quatro adultos se posicionarem confortavelmente.
A Toyota também poderá se espelhar na estratégia de preços da rival, deixando o Yaris sedã na faixa de R$ 60 até R$ 80 mil. Hoje, o Etios mais caro, a versão Platinum 1.5 sedã AT, é tabelado em R$ 68.390, enquanto o Corolla mais simples parte de R$ 91.990.
Além do City, a nova dupla de sedã/hatch da Toyota deverá concorrer com a dupla Polo e Virtus, da Volkswagen, e com o Ford Fiesta hatch e sedã (este último acaba de retornar ao país, importado do México).