Para dirigir o novo Nissan Leaf, o motorista terá que se reciclar e praticamente reaprender a dirigir. A segunda geração do modelo, que será mostrada no dia 6 de setembro, chega high-tech com a opção de ser comandada apenas pelo pedal do acelerador.
Trata-se de um acelerador inteligente que tem o nome de e-Pedal. Com ele, o condutor poderá desacelerar e parar o carro apenas com o pedal da direita, sem precisar acionar o freio. O sistema é similar ao do BMW i3 e usa o próprio motor elétrico para desacelerar o veículo. A diferença é que o Leaf pode ficar parado sem a necessidade de usar o pedal da esquerda. Para isso, basta tirar totalmente o pé do acelerador. Se a pressão foi apenas aliviada, a velocidade será reduzida.
DUAS OPÇÕES DE BATERIA
O hatch será oferecido em duas opções de bateria, 40kWh e 60 kWh, sendo que a segunda terá autonomia de quase 550 km. A Nissan também incluirá recursos de condução semiautônoma no modelo, que chegou a ser o carro mais vendido na Noruega. Apesar de ter feito diversos testes com a geração atual, não há previsão do Leaf chegar ao Brasil.