Com o sucesso do F-Pace, a Jaguar resolveu dar um "irmãozinho" para o primeiro suv da marca. E a apresentação do E-Pace, um pouco menor, não poderia ter sido mais badalada: ao vivo para todo o planeta por mídias sociais, o modelo estabeleceu em Londres recorde de barrel roll, manobra na qual salta e gira em espiral (o exercício é mais usado em aviões do que em carros).
O novo veículo voou por 15,3 metros de distância, com direito a uma manobra em espiral de 270º e uma aterrisagem nada suave – para mostrar a durabilidade do utilitário esportivo. A condução foi feita pelo piloto profissional Terry Grant.
A ação demonstrou todo o apelo em agilidade, tecnologia e desempenho e serviu para encerrar com chave de ouro a bateria de testes que durou 25 meses, percorrendo quatro continentes, nas mais variadas condições climáticas e de terrenos.
EM 2018
O Jaguar E-PACE é um SUV de cinco lugares do tamanho que os brasileiros mais gostam: 4,39m de comprimento e 2,68m de entre-eixos (2cm maior que o concorrente Evoque nas duas medidas). Portanto, tem tudo para se encaixar bem por aqui e ajudar a incrementar as vendas da Jaguar. Sua venda está prevista para começar o ano que vem.
CONCEITO ELÉTRICO
O E-Pace já conta com o conceito 100% elétrico I-Pace. O design exterior é inspirado no superesportivo F-TYPE – grade frontal, proporções marcantes e saliências curtas dão aos modelos uma aparência arrojada. O DNA esportivo da Jaguar é evidente nas linhas do teto e das janelas laterais.
A fábrica não confirmou as configurações de motores que trará ao Brasil. O certo é que ele o top de linha terá propulsor de 300cv, que o leva de zero a 100km/h em 6,4 segundos (a velocidade final é de 243 km/h). Ainda com gasolina, a versão de entrada traz 250cv. A diesel, serão três versões: 150cv, 180cv e 240cv. Em todos os casos, o motor é 2.0. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático, de 9 velocidades. Há ainda opções de tração dianteira ou integral. O E-Pace será oferecido nas versões S, SE e HSE.
SOTAQUE ALEMÃO
O suv compacto será fabricado na Áustria, de onde virão as unidades para as Américas e a Europa. Haverá inda outra unidade na China para abastecer o mercado asiático, africano e, possivelmente, também a Oceania.
O preço não foi anunciado pela montadora, mas certamente ficará bem abaixo dos cerca de R$ 310 mil pedidos pelo F-Pace. A tendência é de que o valor seja parecido com o do “primo” Range Rover Evoque, que parte de R$ 224 mil. E vai disputar mercado com Audi Q3, BMW X1 e outros SUVs premium.