Fazer a manutenção de um automóvel pode pesar bastante no bolso do consumidor. Para ajudar os motoristas a economizar nessa hora, a ArsenalCar, um dos maiores portais de e-commerce de peças e acessórios automotivos do Brasil, apresenta alguns itens que dispensam conhecimento especializado e podem ser instalados na garagem de casa. Confira.
Palhetas de chuva
A troca regular das palhetas do para-brisa é essencial para evitar acidentes decorrentes da baixa visibilidade. A indicação é que sejam substituídas, pelo menos, uma vez por ano e o procedimento é relativamente simples.
Velas
Responsáveis por produzir a faísca que gera o arranque do veículo, as velas devem ser trocadas com, no máximo, 60 mil km rodados ou nos casos em que o carro apresenta consumo de combustível acima do normal, dificuldade de dar partida e falhas na aceleração.
Cabos de vela
Os cabos de ignição não precisam necessariamente ser substituídos no mesmo prazo da vela, mas os manuais dos fabricantes recomendam a troca a cada 20 mil km. Quando essa peça apresenta problemas, a corrente de energia não consegue chegar perfeitamente ao motor.
Filtro de cabine (ar condicionado)
O funcionamento do filtro de cabine é essencial para a saúde dos ocupantes do carro, já que é ele que 'segura' toda a sujeira e poluição externas. Sinais como cheiro de mofo e dificuldade de ventilação apontam para a necessidade de instalar um novo modelo.
Aditivos de radiador
O aditivo é parte importante do sistema de arrefecimento do carro, ajudando a resfriar o motor, a não congelar em locais muito frios, além de impedir o aparecimento de ferrugem. Ele deve ser trocado se a água estiver fervendo ou em nível mais baixo que o normal.