A Hyundai revelou o Kona, o mais novo integrante da sua linha de suvs. O modelo, que terá uma versão totalmente elétrica em 2018, irá inaugurar a nova linguagem visual e tecnológica da marca. Para o mercado sul-coreano, o Kona chega neste mês de junho e em seguida será a vez da Europa e da América do Norte. No entanto, o suv não tem previsão de chegar ao Brasil.
LONGE DO TRADICIONAL
Os traços do novo suv não são nada convencionais. A dianteira apresenta faróis separados em dois ou mais pares, como nos últimos lançamentos da Citroën, e a traseira repete o tema da dianteira, com as lanternas divididas. Entre as motorizações, serão três a gasolina e uma a diesel. Único aspirado, o motor 2.0 de 149 cv e 18,3 mkgf estará sempre associado a um câmbio automático de seis velocidades e promete levar o modelo de 0 a 100 km/h em 10 segundos.
O suv tem uma infinidade de vincos e aberturas. Um dos diferenciais são as porções plásticas nos para-choques, nos paralamas e envolvendo parte dos conjuntos de iluminação. O teto poderá ter cores contrastantes com a carroceria, enquanto as rodas também vão variar de tamanho e desenho de acordo com as versões.
INTERIOR ESTRUTURADO
O interior é menos ousado que o visual externo, mantendo um layout simples mas organizado. Em termos de conteúdo, porém, ele traz novidades interessantes, como um head-up display e sistema de carregamento sem fio para celulares. O sistema multimídia com câmera de ré, Android Auto e Apple CarPlay pode ter 5, 7 ou 8 polegadas varia de acordo com as versões de acabamento.
O foco em sistemas de segurança e assistência ao motorista inclui alerta de colisão frontal com frenagem automática, assistente para mudanças involuntárias de faixa, monitoramento de atenção do motorista, faróis full led com facho alto automático, detector de veículos em pontos cegos e alerta de colisão de tráfego cruzado.
Caso venha para o Brasil, o suv Kona ficaria acima do Creta e próximo do New Tucson. Lá fora, ele vai concorrer principalmente com Nissan Juke (que fica acima do Kicks) e Toyota CH-R.