Quando se fala em picape pequena, muitos imaginam aquele carro rústico, mais resistente do que bonito, utilizado, especialmente, para transporte de pequenas cargas, seja em perímetro urbano ou rural. O que é um pensamento lógico: para isso que foi pensado este tipo de veículo. Mas, recentemente, esta categoria dominada por Strada, Saveiro e Montana começou a ganhar requintes de conforto e tecnologia, inclusive cabine dupla. Agora, a Volkswagen emprega um novo tom ao seu representante: a esportividade.
É assim a Saveiro Cross 2017, em função de seu design e de sua motorização. Por uma semana, a reportagem rodou com ela por ruas e estradas da Região Metropolitana. Antes de falar do desempenho, é preciso sublinhar seu visual. Este lançamento quebra um paradigma de 30 anos da VW, que refletia na Saveiro o mesmo desenho externo e interno do Gol e do Voyage. Agora, a Saveiro tem identidade própria, especialmente na parte dianteira.
O formato dos faróis lembra os SUVs da marca alemã, como o Tiguan. Daí um tanto de seu ar esportivo. Mais alta 32mm em relação à anterior, com suspensão elevada e pneus maiores (R15), o veículo vem forte na tentativa da família Saveiro de reduzir a distância que ainda tem da líder de vendas, a Strada – no acumulado do ano até novembro, segundo a Fenabrave, o carro da Fiat registra 54.469 unidades comercializadas contra 31.688 do da VW e 12.763 da GM Montana.
O interior da Cross também merece destaque. Com acabamento bem superior aos modelos de entrada, passa uma impressão de carro de passeio. Além disto, a versão top investe na conectividade, oferecendo quatro tipos de centrais multimídia, que permitem até espelhar a tela do celular e acessar aplicativos. O veículo testado, com cabine dupla, oferece um espaço honesto para os passageiros de trás, sem apertar os da frente. A esportividade continua na hora de acelerar.
A versão Cross, com 110cv (com gasolina), confere ao motor 1.6 muito força em retomadas nos trechos urbanos e boa agilidade em rodovias. O câmbio manual completa o serviço para o motorista que preza por carros que transmitam segurança e potência nas medidas certas. Chega aos 110km/h permitidos na freeway com facilidade e sem exigir giros acima dos 3,5 mil. O consumo, durante o teste, ficou em torno de 10km/l.
Claro que toda esta esportividade, potência e tecnologia tem seu custo. O modelo Cross é vendido em duas versão: a partir de R$ 69.411 (CE) e R$ 72.582 (CD), diferenciadas por itens de série. Em relação ao menor preço da principal concorrente, a Strada Adventure (R$ 66.280), são R$ 3,2 mil a mais na comparação com o valor de entrada da Cross. Para constar: a família Saveiro é composta pelas versões Robust (a partir de R$ 45.513), Trendline (R$ 50.383) e Highline (R$ 66.076).
Ficha técnica
Saveiro Cross Cabine Dupla
Motor: 1.6 flex, com 110cv (gasolina) e 120cv (etanol)
Transmissão: manual de cinco velocidades
Direção: hidráulica
Portas: duas
Pneus: 205/60 R15
Preço: a partir de R$ 69.411 (versão CE) e R$ 72.582 (versão CD)