Tentando minimizar a crise no setor automotivo, o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores (Sincodiv) confirmou que as revendas vão abrir neste final de semana no Rio Grande do Sul. A última vez que isso havia ocorrido foi há quase quatro meses, em 28 de agosto, em virtude da Expointer.
Desde fevereiro, após acordo entre o Sincodiv e o Sindicato dos Comerciários (Sindec), as concessionárias estavam proibidas de trabalhar aos domingos.
– O calendário é pré-estabelecido, temos direito a duas datas por ano e optamos por dezembro. Esperamos que seja de boas vendas para toda a rede, mas é difícil fazer uma previsão. De qualquer forma, pela situação do mercado atual, entendemos que não há espaço para abrir todos os domingos – disse o presidente do Sincodiv, Fernando Augusto de Carvalho Esbroglio.
Conforme o dirigente, a maioria das lojas optou por abrir no final da manhã e permanecer aberta por seis horas. Com o pagamento de 13º salário, os empresários do setor esperam poder minimizar os prejuízos. Em relação ao ano passado, a queda acumulada nas vendas é de 21,16% nos primeiros 11 meses. Entre as motos, a redução é menor: 19,94%.
O setor mais atingido é o de veículos importados. As 18 marcas filiadas à Associação das Importadoras (Abeifa) comercializaram em novembro 2.650 unidades, um recuo de 33,4% em relação ao idêntico mês do ano passado (3.976). No acumulado, o setor comercializou 32.516 unidades, queda de 40,9% em relação aos 55.057 licenciados nos primeiros onze meses do ano passado.