Jogos, pessoas e máquinas, muitas vezes, ganham vida virtual nos jogos de computadores. Mas a Nissan inverteu essa ordem: a partir de um game do playstation, construiu o 2020 Vision Gran Turismo. Exposto no Salão do Automóvel, o carro-conceito foi o mais clicado do evento e, de acordo com a fábrica, deve ter uma versão pilotável em 2020. Confira um vídeo que mostra o carro exposto no Brasil aqui.
O veículo ganhou forma em 2014, quando a Polyphony Digital Inc. solicitou à montadora que criasse, digitalmente, um carro para comemorar os 15 anos do game Gran Turismo 6, sucesso mundial de vendas, no no qual os jogadores escolhem um esportivo para competir em pista. O projeto deu tão certo que, meses depois de apresentar o desenho, a Nissan resolveu reproduzi-lo em tamanho real.
As linhas da carroceria em nada se baseiam em outros caros da Nissan. Foram criadas do zero, usando as mais modernas ferramentas digitais. O desenho exibe silhueta autêntica, marcada por detalhes arrojados. Assim surgiram recursos como para-lamas em formato saliente (o traseiro e o dianteiro praticamente se encontram) e o aerofólio pronunciado.
O ar que passa pela dianteira é direcionado para a carroceria com recursos de reaproveitamento: o fluxo passa pelas entradas de ar dianteiras, circula pela parte interior das rodas e é rapidamente sugado para fora devido ao escape sob as saídas do para-lamas dianteiro. Isso permite que a carroceria corte, com esforço mínimo, a parede de ar em altas velocidades. Atrás desse ponto, um fluxo é criado no para-lamas traseiro, permitindo que o ar escape por trás. Assim, a turbulência na traseira do carro é minimizada.
O aerofólio traseiro ativo é elevado ou abaixado de acordo com a velocidade e, a 300 km/h, empurra 400kg de força descendente diretamente para o bloco do diferencial. Na parte de baixo, a entrada de elevação que leva o ar da parte de baixo do carro à saída do para-lamas dianteiro, combinada com um difusor traseiro grande, cria um forte vácuo, produzindo força descendente equivalente à produzida pelo carros de corrida. Estes recursos contribuem para a obtenção de uma vantagem de direção, aplicada efetivamente com a velocidade do carro.
Por enquanto, além do design, o que mais chama atenção é a cor. Batizada de "Fire Knight" (Cavaleiro do Fogo), foi desenvolvida pelo departamento de design da Nissan de Londres, ainda em 2015. A inspiração veio dos casacos dos soldados britânicos. O resultado, que consumiu cinco dias e utilizou três pintores, é uma mistura de prata e do vermelho "red coat" matizado. Foram necessárias 46 camadas de tinta na carroceria do modelo em exposição no São Paulo Expo. A cor foi disponibilizada este ano para VGT 2020 no game.
O motor não foi confirmado pela Nissan. No game, o modelo tem tração integral e motor V6 turbo duplo combinado com dois motores elétricos - um em cada lado, propiciando diferentes trabalhos nas rodas durante as curvas. As suspensões são ativas. A montadora apenas confirmou que trabalha para manter o carro "semelhante" ao do jogo.