Renato Gava
Nem só de quatro rodas vive o Salão do Automóvel de São Paulo, que abre amanhã ao público em geral. A Honda aproveitou o evento para lançar oficialmente sua nova maxitrail, a Africa Twin 1000cc. O modelo começa a ser vendido em dezembro ao preço de R$ 65 mil - aversão com três malas, bolha mais alta e protetor do cárter sobe para R$ 75 mil- de acordo com a montadora, se for comprado separadamente, o pacote de equipamentos custaria R$ 16 mil.
Sucesso no mundo desde o começo da década de 1980, Africa Twin venceu quatro edições do Rali Paris-Dakar, ainda com motor de 750cc. Foi fabricada até 2002. O modelo deve atrair aventureiros que curtem estradas inóspitas. A proposta da Honda é deixar a motocicleta mais apta ao off-road que as concorrentes BMW 1200 e Triumph 1200. O grande segredo é o seu peso: apenas 212kg (com tanque vazio), quase 50kg a menos que algumas concorrentes.
O motor de dois cilindros gera 90,2cv a 7.500rpm e 9,3 kgfm de torque a 6.000rpm. Como usa duas velas por cilindro, a queima de combustível permite um comportamento mais econômico. O chassi de berço duplo em aço foi inspirado na CRF 450R de competição, e a suspensão usa garfos invertidos de 230mm na dianteira e é monoamortecida da Showa na traseira, com 220mm. Ambas têm ajustes. Os freios ABS podem ser desligado para uso fora de estrada.
– Na condução, ela é tão leve que lembra a 450x – resume o supervisor de Relações Públicas da Honda, engenheiro Alfredo Guedes.