Daniel Jacques
Especial
Apresentado na semana passada, o Jeep Compass se mostrou, nos testes para primeiras impressões, muito eficiente no off-road e estrada A análise foi feita no circuito Camp Jeep, uma pista na fábrica da marca em Goiana (PE). A área foi montada pela equipe americana antes da inauguração do complexo, e segue os padrões internacionais – é idêntica às existentes em outras plantas da montadora ao redor do mundo.
O primeiro teste do roteiro foi atravessar uma área com pedras utilizando a tração 4x4 reduzida, que bloqueia o diferencial, no modo de tração “rock”. Com ele, o carro se prepara para cruzar obstáculos “tensionando” menos a suspensão de forma que, para os ocupantes, o terreno parece praticamente plano. O sistema de tração conta ainda com os modos snow (para terrenos molhados como neve ou chuva), sand (areia), mud (lama) e automático, que faz a diferenciação de tração para dianteira ou traseira conforme demanda.
Antes de subir para os testes de rampa, uma inclinação lateral da pista permitiu comprovar que, mesmo com o veículo “em diagonal” em relação ao solo, as portas abrem e fecham sem batidas bruscas. O assistente de subida em rampa se mostrou bastante seguro, e a retomada foi suave, quase como se no plano. Posteriormente, o assistente de descida permitiu um “pouso” tranquilo mesmo sem o uso do freio. No fim do teste off-road, passamos por uma área alagada de 48 centímetros, no qual foi mantida a velocidade de 8km/h sem qualquer problema.
O trecho de estrada percorreu parte do litoral pernambucano, partindo de Cabo de Santo Agostinho e indo até a Praia do Cupe, um roteiro de 70 quilômetros (somando-se a ida e a volta). Apesar do roteiro relativamente curto, o motor diesel de 2.0 e 170 cavalos, com transmissão automática de nove velocidades, mostraram suas virtudes. O SUV cumpriu o que prometia, com direção suave, respostas rápidas de aceleração e frenagem.
A suspensão garantiu conforto mesmo em pequenos obstáculos como pontes, desníveis e até ao passar por um quebra-molas no embalo, sem a frenagem total. Em curvas, destaque para a estabilidade do modelo, que se mostrou ainda perfeito para ultrapassagens e retomadas.
Uma falha do SUV é que nem mesmo a top de linha Trailhawk conta com sistema de espelhamento para smartphones como Android Auto ou Apple Car Play, hoje em dia algo comum até mesmo em modelos mais simples.
A expectativa de vendas da Jeep é comercializar entre 2000 e 2500 unidades por mês, sendo 70% flex e 30% diesel. A marca acredita que metade das vendas ficará com a versão Longitude, sendo 30% flex e 20% diesel. Sobre posicionamento de mercado, a montadora avalia que o modelo chega para disputar mercado com SUVs como o Hyundai ix35 e Kia Sportage na versão flex, e com os alemães BMW X1, Mercedes-Benz CLA e Audi Q3 na versão diesel.