Você não abre mão de luxo, conforto, espaço e esportividade? Ah: e pode investir entre de R$ 218 mil e R$ 270 mil no veículo? Se as respostas forem “sim”, há opções no mercado quando o tema é o segmento das SUVs premiun.
Seguramente uma delas é a nova integrante da família Discovery da Land Rover: a Sport Diesel. A reportagem testou a versão HSE numa viagem de ida e volta entre Porto Alegre e Erechim. Além do já renomado design da montadora inglesa e do acabamento impecável, a Discovery já impressiona na hora de ligar. O tradicional ronco do motor a diesel praticamente some quando fecham-se as portas. O ruído interno é quase nulo, parece um carro elétrico.
Combinado com o câmbio automático de nove marchas, o motor 2.2 com 190cv esbanja esportividade na BR-386 e nas potentes retomadas na hora de ultrapassar caminhões sob tempo chuvoso. O consumo de combustível ficou acima do esperado para carros deste porte. Foram 800km com 75 litros, média de 10,6km/l. A montadora anuncia que pode chegar a 14km/l, fazendo 900km com um tanque (65 litros). Uma projeção realizável para terrenos planos e com pouco movimento. Mas praticamente impossível se o veículo for utilizado em trechos off-road, uma de suas especialidades.
Claro que o consumo não depende só do pé do motorista. O Discovery tem um conjunto tecnológico para economizar: as marchas mais baixas tiveram a relação encurtada para proporcionar mais torque e, com isso, agilidade nas retomadas. Já as mais altas foram alongadas, o que gera muito confort o e economia de combustível em velocidade de cruzeiro. Um exemplo: a 120km/h e em nona marcha, o conta-giros ficou em 2 mil rotações por minuto. Além de preservar o motor, tal característica ajuda na autonomia e permite que os níveis de ruídos e trepidações da cabine sejam quase imperceptíveis. Agrega-se a isso o sistema star-stop e o sistema IPSM (Intelligent Power System Management), que proporciona o carregamento inteligente da bateria que alimenta o sistema elétrico. Segundo a Land Rover, é feito com o armazenamento da energia cinética gerada enquanto o veículo está em desaceleração.
Em relação ao espaço, o modelo é generoso. Podem viajar até sete passageiros – há dois bancos rebatidos numa terceira fila de assentos. Não ocupados, dão espaço para um porta-malas de quase mil litros. Quando o assunto é conectividade, a tela touchscreen de oito polegadas peca um pouco em qualidade de definição. O Discovery Sport já foi confirmado pela Jaguar Land Rover para ser produzido na unidade que a empresa pretende inaugurar em Itatiaia (RJ) até dezembro. A fábrica terá capacidade para produzir 24 mil veículos por ano e investimento de R$ 750 milhões.
FICHA TÉCNICA
Motor: 2.2, SD4 Turbodiesel, com 190cv e torque de 43Kgfm a 1.750 rpms
Câmbio: ZF-9HP de nove marchas e tração 4x4 integral
Freios: ABS, controle eletrônico de tração ETC, sistema eletrônico de distribuição de frenagem EBD, controle de frenagens em curvas CBC, assistente de frenagem de emergência EBA e controle dinâmico de estabilidade DSC.
Medidas: 4,6m de comprimento e porta-malas de 981 litros (sem rebater banco)
Tanque: 65 litros
Suspensão: dianteira e traseira independentes
Lugares: 5 + 2
Preços: SE, R$ 218,1 mil; HSE, R$ 242,7 mil; HSE Luxury, R$ 270,7 mil