Chega às revendas de todo o país, neste sábado, o Mobi, que passa a ser o carro mais barato da Fiat no Brasil. Ele é menor do que o Uno e, também, que seu concorrente direto, o VW Up!. O veículo tem como público-alvo os jovens que gostam de estar conectados ao mundo.
A partir de junho, de acordo com a fábrica, o veículo virá com capacidade de se conectar aos smartphones e passar várias informações _ inclusive avisar, aos donos mais esquecidos, onde o veículo foi estacionado. Todas as versões têm o motor do Uno 1.0, com 73cv (75cv abastecido com etanol). Apenas no ano que vem a empresa deve apresentar as versões com motor de três cilindros.
Em um teste de 20km nas ruas de São Paulo, o Mobi mostrou ser bem adequado à cidade. O porta-malas lembra o do Up!, com divisões, porém é menor – 235 litros, contra 285 anunciados pelo rival da VW. O ar-condicionado, possivelmente, foi projetado para veículos maiores e, por isso, tem desempenho muito acima da média.
Em junho, o Mobi terá uma nova central multimídia da Fiat, que usa o smartphone do motorista ou do passageiro como tela, acomodando-o em um suporte no centro do painel. Até lá a central será a mesma ofertada no Uno, a Connect. O sistema chamado de Live On é compatível com Android e iOS (Apple) e é opcional para algumas versões (Like e Way).
Com o veículo, a Fiat tenta reconquistar o topo das vendas entre as marcas, que no mês passado foi conquisatda pela Chevrolet. Para cumprir esses propósitos, a Fiat aposta no baixo custo. O lançamento marca a descontinuação do Uno Vivace e, ainda este ano, o Palio Fire também deve sair de linha.
Easy, R$ 31,9 mil – Banco traseiro bipartido, para-choques pintados na cor da carroceria, Lane Change, ESS, rodas de 13 polegadas com calotas, retrovisores com comando interno e para-sol com espelho para o passageiro. Como opcionais há ar quente e o pacote Functional, com vidros dianteiros e travas elétricas, limpador e desembaçador do vidro traseiro e predisposição do rádio.
Easy On, R$ 35,8 mil – Ganha ar-condicionado, direção hidráulica, volante com regulagem de altura e rodas de 14".
Like, R$ 37,9 mil – Acrescenta vidros e travas elétricas, predisposição de rádio, computador de bordo, chave telecomando, console central longo com porta copos para os passageiros do banco traseiro, limpador e desembaçador traseiro, cintos com altura ajustável, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, grade dianteira preto brilhante, comandos internos para abertura do bocal de combustível e do porta-malas, revestimento do porta-malas e Cargo Box. Os opcionais são os dois sistemas de som, rádio B7 e o Fiat Live On, ambos acompanhados de alarme e comandos no volante.
Like On, R$ 42,3 mil – Rodas de liga leve de 14", faróis de neblina, retrovisores elétricos com Tilt Down e repetidores de direção, kit Comfort (apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos e alças de segurança), sensores de estacionamento, tecidos em duas cores com costuras brancas, alarme e rádio B7 com comandos no volante.
Way, R$ 39,3 mil – Barras longitudinais de teto, para-choques exclusivos, molduras nas caixas das rodaspolegadas, suspensões mais altas (a Fiat não informou quanto, mas não passa de 8cm). Opcionais: sistemas de som, rádio B7 e o Live On, ambos acompanhados de alarme e comandos no volante.
Way On, R$ 43,8 mil – Rodas com desenho exclusivo, console de teto com porta-objetos e espelho adicional.
COMPARAÇÕES
Em relação ao Uno Vivave 4p
- Mesma potência
- 204mm menor
- 3mm mais estreito
- 10mm mais alto
- Entre-eixos 71mm menor
- 55l a menos no porta-malas (290l contra 235l)
- 1 litro a menos no taque de combustível (48 contra 47)
- 12kg mais pesado
Em relação ao UP!
- Sete cavalos a menos (82 contra 75 cv)
- 10mm mais baixa
- 12mm mais estreito
- 39mm menor
- Entre-eixos 116mm menor
- 3kg mais leve
- 3l a menos no tanque de combustível
- 50 litros a menos no porta-mala (285l contra 235l)
.