Se no ano passado, na Copa do Mundo, o Grêmio tinha um jogador convocado para o Mundial e outros três na lista dos 35 pré-selecionados, o clube também deverá ter um representante na Copa América. Everton provavelmente será o único jogador de um clube gaúcho na Seleção. O atacante gremista, o goleiro e quase xará Weverton, do Palmeiras, e o lateral Fagner, do Corinthians, são os três representantes de clubes nacionais na convocação.
Pedro Geromel, que esteve na Copa do Mundo, não é cotado para voltar à Seleção. Entre os que estavam na pré-lista de 35, Luan caiu de produção na temporada passada e Maicon sofreu muito com lesões. Do Inter, chegou-se a cogitar a convocação de Rodrigo Dourado, o que não aconteceu. Isso inviabilizaria uma chamada para a Copa América.
Gozando de grande prestígio junto ao técnico Tite, que o considerou o principal jogador do Brasileirão do ano passado, Everton tem concorrência forte no setor, com figuras carimbadas como Neymar, Gabriel Jesus e Roberto Firmino, além do afirmado Richarlison. A grave lesão que tirou Vinicius Júnior da Copa América alivia um pouco a situação do atacante gremista, embora a chegada de David Neres seja apontada como uma ameaça para o Cebolinha.
Neres, porém, chegou tarde. Ainda que venha a ser destaque nos amistosos contra Panamá e República Tcheca, não deverá ser ameaça para Everton, que tende a ser titular contra os tchecos.