Após o jogo diante do Juventude, foram publicadas algumas fotos antigas de Gabriel Carvalho entrando em campo com jogadores do Inter através do projeto “Criança Colorada”. As imagens são de 2015 ou 2016. Desde então, ele vive o Inter intensamente. Quase dez anos depois, Gabriel é um dos protagonistas do clube. O atleta é a grande notícia da nossa base nos últimos anos.
A revelação de jogadores é importante por diversos motivos. Formar atletas na base influencia, principalmente, nas finanças e no resultado de campo. Não sabemos o futuro de jovens profissionais quando são vendidos. Porém, enquanto são novos e promissores, o mercado olha para eles de um jeito especial. E os clubes formadores precisam se aproveitar disso para encontrar talentos e ganhar dinheiro.
Por vezes, encontramos jogadores experientes que se identificam com o clube. O caso de maior sucesso dentro do Inter nos últimos tempos foi D’Alessandro. É válido. E sempre que algum jogador novo chega ao Beira-Rio, temos a esperança de vê-lo se identificando profundamente com as cores do time. Mas não precisamos torcer para que isso aconteça quando se trata de um atleta formado no clube.
Na base, formamos jogadores que nasceram torcendo pelo time ou que criam uma gratidão pela oportunidade que receberam. No CT, se formam como profissionais do futebol e, também, como cidadãos. Dificilmente, quando chegam ao time principal tratam isso com “normalidade”. Essa conquista é valorizada. A carreira ainda está em fase embrionária. Cada jogo é uma grande chance de conquistar seu espaço. Alguns não conseguem render o esperado. Acontece. Mas é preciso ter o hábito na instituição para que o acerto seja recorrente.
Voltando a Gabriel Carvalho. A maturidade dele impressiona. Era pra ter recebido chances no Campeonato Gaúcho. Estaria mais avançado caso isso tivesse acontecido. De qualquer forma, a rodagem que tem recebido a partir da chegada de Roger Machado já foi suficiente para ele tirar qualquer dúvida sobre a sua capacidade de ser titular do Inter. Nesse ritmo, em seguida o jovem estará com milhares de holofotes no seu futebol.
Ainda é preciso ter paciência. As oscilações vão ocorrer. Provavelmente, Gabriel vai errar. Mas é preciso compreender que a longo prazo vai render bons frutos ao Inter.