Uma das funções mais importantes do jornalismo de opinião é tentar oferecer visões diferentes sobre um mesmo fato. Não confunda isso com ser do contra. Compreendo perfeitamente a necessidade de caixa do poder público. Nessa lógica, dar desconto à vista para IPTU e IPVA faz todo o sentido. Nada há de errado ou de ilegal.
Por outro lado, fico aqui pensando que premiar quem consegue pagar antes é uma baita injustiça com os mais pobres, que muitas vezes não têm essa opção. Tá bom, os muito muito pobres não têm carro e muitas vezes já são isentos do IPTU. Mas essa não é uma verdade absoluta.
A prefeitura de Porto Alegre oferece, para quem parcela em até seis vezes, descontos de 10%, 6% e 3% nas três primeiras cobranças, respectivamente. Mesmo assim, o desconto mais expressivo no valor total segue sendo para quem consegue pagar a conta à vista.
De forma geral, esses descontos acabam se aplicando a quem já tem dinheiro. Para esses, desembolsar dois, três ou quatro mil reais não é algo tão complexo assim. Seria lindo ver a prefeitura e o governo do Estado incentivando e reconhecendo as famílias que enfrentam dificuldades mas, apesar disso, se esforçam para parcelar e honrar seus compromissos, ainda mais aqueles sobre os quais não podem optar. Sei que é difícil, talvez impossível. Mas seria fenomenal.