O patinador gaúcho Marcel Stürmer, quatro vezes medalhista de ouro em Jogos Pan-americanos, prepara o show teatral de patinação artística "Vagalumes", com estreia prevista para dezembro, na internet. A história - que se passa em Hollow, um mundo escuro e em pausa, onde os seres repensam a vida e têm o desafio de devolver luz à existência - foi criado pelo próprio atleta durante a pandemia.
— Quando tivemos todos que ficar dentro de nossas casas, cada um buscou, à sua maneira, algum modo de enfrentar aquele momento de dúvidas e incertezas. Eu ficava sentado de frente para a minha janela, mais introspectivo, tentando entender o que se passava. Apesar do medo, sentia que aquele era um momento de reflexão e autoanálise. Acredito que a capacidade da mudança e das realizações está sempre dentro da gente, e dessa vez não foi diferente. Senti a importância de cada um fazer a sua parte para o fim desse momento difícil. Essa parte, essa conexão com o lado bom, é a luz de cada um. A ideia de Vagalumes nasceu daí — conta ele.
Durante as gravações, o showman não esteve sozinho: as coreografias foram interpretadas por alguns dos maiores patinadores do mundo, entre eles campeões mundiais e brasileiros de destaque.
Agora, Stürmer se dedica à edição do material. A intenção é de que parte da verba arrecadada com os ingressos seja destinada ao projeto Casa da Madre Ana, da Santa Casa de Porto Alegre, que recebe e acolhe crianças com problemas no coração. Os detalhes sobre como adquirir os tíquetes e acompanhar a exibição serão definidos ao longo deste mês. Aguarde mais informações aqui na coluna.
*Colaborou Raíssa de Avila