A jornalista Juliana Bublitz colabora com o colunista Tulio Milman, titular deste espaço
Motivo de orgulho no Rio Grande do Sul, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) chega ao final de 2021 tocando como nunca, inovando nas redes e celebrando conquistas. A instituição já tem data marcada — dia 5 de dezembro — para a inauguração de sua sala de recitais e o lançamento de um CD inédito.
Mesmo com a pandemia, o trabalho no palco e nos bastidores não parou. Em meio às obras do Complexo Cultural Casa da Ospa, que avançam dia após dia, os músicos venceram a barreira do isolamento executando concertos virtuais. Deu tão certo que as transmissões serão mantidas — de graça, via YouTube, atingindo um público novo e carente de arte.
— Conseguimos manter o ritmo e ampliar nosso alcance. Agora, além de abrir a Sala de Recitais, com uma acústica impecável, vamos contratar 16 novos músicos e ter a formação completa outra vez. Para 2022, preparamos mais novidades, incluindo a criação de um memorial. É um alento em um momento tão desafiador, com tantas orquestras fechando — diz o maestro Evandro Matté.
Com capacidade para 220 pessoas, o espaço para récitas não será restrito a apresentações musicais. A ideia é oferecer um ambiente múltiplo, destinado a turbinar a cena artística da Capital, com exposições e eventos.
A abertura será ainda mais especial, porque virá acompanhada de novo disco, o que não ocorria desde 1999. Com repertório baseado em compositores brasileiros, a gravação exalta as virtudes de quem se dedica há anos a levar música de qualidade aos ouvidos mais exigentes.
O desafio, daqui para frente, é popularizar o novo endereço. Segundo Matté, muita gente ainda não sabe que, desde 2018, a instituição mantida pelo governo estadual tem sede própria. O complexo cultural fica no Centro Administrativo do Estado (Avenida Borges de Medeiros, nº 1.501). Com 71 anos de história, a Ospa merece uma visita.
Como acompanhar
Para saber a programação, basta acessar o site ospa.org.br. Ali, em "agenda da orquestra", é possível verificar os concertos previstos, inclusive com transmissão online. A maioria dos ingressos presenciais exige apenas um quilo de alimento não perecível.
485 inscritos
Os 16 novos integrantes da Ospa serão escolhidos entre 485 inscritos em concurso público. As provas práticas estão previstas para os dias 16 a 26 de novembro. A grande procura tem uma explicação triste: com a extinção de orquestras no Brasil durante a crise do coronavírus, muitos músicos perderam o ganha-pão.
Memorial
O espaço pensado para contar a história da Ospa, em seu complexo cultural, será composto por telas táteis, onde o visitante poderá, por exemplo, ver programas de concertos executados desde 1950. O acervo é tão rico que conta até com croquis de antigos figurinos de óperas e turnês que marcaram época.