Falando a um seleto grupo de empresários e de investidores, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, revelou novidades sobre o Pix, que deve ganhar novas funcionalidades.
Uma delas é a possibilidade de sacar dinheiro diretamente de estabelecimentos comerciais, reduzindo a necessidade de máquinas de auto atendimento. Campos é um defensor ferrenho da digitalização do sistema financeiro e se disse surpreso com o sucesso da ferramenta de pagamentos instantâneos.
No evento promovido promovido pela EB Capital, explicou que a novidade reduzirá os custos pagos pela população e terá também impacto positivo na segurança dos empresários que se unirem ao projeto. Economizarão com a guarda e o transporte do dinheiro, uma vez que poderão fazer o papel de caixa eletrônico, entregando bilhetes de papel aos clientes em troca de depósitos instantâneos e sem custos pelo pix. Da mesma fora, o pix possibilitará que estabelecimentos forneçam o troco aos seus clientes através de depósitos, com funcionalidades simples e de custo zero.
Enquanto fazia projeções sobre economia, Campos declarou, lá pelas tantas, que tem “conversado com o governo”. Um bom sinal de independência. Os empresários peso-pesados que participaram do evento online não pouparam elogios ao presidente do BC.