É admirável a disposição do prefeito eleito da Capital, Sebastião Melo, para o trabalho. Ele se orgulha de dizer que acorda cedo, dorme tarde e, às vezes, sequer almoça para dar conta de todos os compromissos. A preocupação em estar disponível é, sem dúvida, uma qualidade. Mas alguns limites são necessários.
Sebastião Melo precisa cuidar da sua saúde, até para dar o exemplo. Pela visibilidade que terá a partir de agora, o prefeito eleito da maior cidade gaúcha será uma referência para milhões de pessoas. É natural que durante e campanha e a transição, o investimento de energia seja maior. Mas Melo precisa fazer exercícios controlados, comer bem e na hora certa, dormir e estar descansado para decidir. Isso não diz respeito à sua vida privada, mas à gigantesca dimensão pública que terá a partir da vitória na eleição.
Presidentes americanos, por exemplo, fazem ampla propaganda das suas férias, que são valorizadas como uma demonstração de que o descanso é fundamental para que um ser humano produza bem. Para cuidar dos outros, o primeiro compromisso de cada um é cuidar de si mesmo.