Um dos maiores especialistas em restauração da Itália deve visitar, neste sábado, o Salgado Filho. Andrea Papi veio a Porto Alegre participar do Seminário Internacional sobre Patrimônio Histórico e vai chegar antes da hora prevista para embarcar de volta para casa. A convite da colega gaúcha Verônica Di Benedetti, verá de perto o mural A Conquista do Espaço, do pintor Aldo Locatelli. O anúncio do fechamento do terminal onde a obra foi pintada em 1953 agitou o meio cultural porto-alegrense.
Antes mesmo de ver in loco, Papi recomendou deixar a pintura onde está. As experiências de remoção desse tipo de trabalho, de acordo com ele, não são boas. Seria preciso cortar a parede em pedaços, transportar tudo até o novo destino e, depois, remontar. O risco de danos é muito grande.
Amiga e marchand de Iberê Camargo, a galerista Tina Zappoli iniciou uma campanha para que a Fraport, empresa que administra o aeroporto de Porto Alegre, deixe A Conquista do Espaço disponível ao público, mesmo que a remoção se confirme inviável. Procurada pela coluna, a Fraport informou que o terminal ficará aberto durante o dia. Lá ficarão escritórios da empresa, torre de comando, lojas e restaurantes.