O melhor amigo do homem não é necessariamente o melhor amigo da família.
A dinâmica familiar nem sempre combina com as características de algumas raças de cães. Por isso, algo a ser levado em consideração na hora de escolher um companheiro animal é seu nível de amigabilidade: se a raça tem boa aceitação à convivência com crianças pequenas e grandes grupos de pessoas, por exemplo.
Um relatório do portal FamilyMinded reuniu especialistas para listar as raças mais adequadas a esse convívio, e traz uma coincidência interessante: o topo do ranking é dominado por animais de grande porte.
Veja quais são elas:
1. Labrador: grandalhões, podem chegar aos 36 quilos, mas aceitam a presença de crianças muito melhor do que cães de raças menores. Gostam muito de correr e brincar.
2. Golden Retriever: é o cão com "síndrome de Peter Pan", já que carrega um humor e a atitude enérgica durante a maior parte da vida.
3. Terra Nova (newfoundland): é um gigante gentil – já que pode chegar aos 68 quilos – também chamado de cachorro-babá, em referência ao seu bom relacionamento com as crianças.
4. Poodle Gigante: inteligentes, gentis, bons companheiros de brincadeiras e não causam alergias.
5. São Bernardo: gigante e famoso desde o filme Beethoven, dos anos 1990. É uma raça paciente e atenta, que tende a zelar pelos seus donos.