Em uma reviravolta inesperada, um grupo de moradores do condomínio do bairro Jardim do Salso, em frente ao qual duas casinhas de cachorro foram colocadas na calçada, solicitou à prefeitura a retirada e a adoção dos animais. Os nove condôminos que assinaram o pedido preferem não se identificar, por medo de represálias. Pedem também a anulação da multa, alegando que a colocação das casinhas não foi uma decisão do condomínio. A coluna teve acesso ao documento. "Solicito a adoção destes cachorros antes que morram atropelados, pois correm na frente dos carros e avançam nas pessoas", escreveu uma das moradoras.
A polêmica começou quando a reclamação de um vizinho chegou à prefeitura. Após fiscalização e comprovação de que havia descumprimento da legislação, o poder público avisou que iria remover as casinhas. A gritaria foi grande.
Ontem, uma reunião na prefeitura tentou, mais uma vez, chegar a consenso. A síndica, responsável pela instalação das casinhas, enviou um representante. Mas não se chegou a um ponto em comum. Diante disso, a tendência, avisa o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, é que a lei seja cumprida e as casinhas removidas, buscando a adoção dos animais, que hoje estão presos junto à churrasqueira do condomínio.