A família Farina, dona da Todeschini, de Bento Gonçalves, faz uma nova aposta nas cozinhas. Mas não são móveis planejados para a peça da casa onde são preparadas as refeições. A frente de negócios aberta agora é a produção de azeite de oliva extravirgem. A iniciativa, inspiração do fundador da companhia, José Eugênio Farina, hoje com 94 anos, é tocada pela terceira geração do clã. Em uma véspera de Natal, os netos ouviram pela primeira vez os planos para a empreitada. "Já existem alguns produtores de azeite de oliva aqui no Estado. Eu andei lendo a respeito e acho que esse vai ser o próximo grande produto agrícola do Brasil", previu Farina.
Países como Espanha, Portugal e Uruguai foram visitados para que a atividade fosse melhor entendida. O negócio tem a participação de oito netos de Farina. A segunda geração da família está no conselho da empresa. A crença é de que o azeite brasileiro pode trilhar o mesmo caminho de reconhecimento dos vinhos no mercado interno, com o aumento do consumo. A plantação de oliveiras fica me Cachoeira do Sul.
Um blend das variedades Arbequina, Arbosana e Picual, o produto da marca Azeite Puro já é encontrado em empórios e casas especializadas. A intenção é dar a largada nas vendas por e-commerce ainda neste ano e, em 2020, começar as vendas em pontos do eixo Rio-São Paulo.