Só nos primeiros quatro meses de 2019, a Unidade de Saúde Animal Victória, na Lomba do Pinheiro, já realizou 1.372 castrações de cães em Porto Alegre. Não é pouca coisa. São mais de 15 procedimentos por dia no consultório localizado na Estrada Bérico José Bernardes, na zona sul de Porto Alegre.
No momento, as ações da Diretoria Geral de Direitos Animais, vinculada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, são voltadas as comunidades mais carentes da capital, animais em situação de rua ou procedentes de acumuladores.
A procura é tanta que a partir de maio os agendamentos deixaram de ser trimestrais e passaram a ser mensais. A ideia é reduzir o número de desistências e conseguir assistir a todos os donos de pets que procuram o serviço.
— Com isso esperamos um incrementos nestes procedimentos, contribuindo para nosso objetivo estratégico que é o controle populacional de cães e gatos — explica o diretor Bruno Wagner.
Em média, um casal de cães gera, com duas ninhadas anuais, entre dois a oito filhotes. Em um período estimado de 10 anos, seriam mais 80 mil animais.
Em paralelo, o programa Me Adota? incentiva a posse responsável de animais.
— Apenas neste ano, com o reforço na divulgação em nossa página no Facebook, já temos 63 adoções — destaca Wagner.