Depois de ser transformada em uma pista de Fórmula 1 no início de novembro, a orla do Guaíba pode sediar a maior corrida de carros elétricos do mundo.
O projeto Electric-24 (E-24), idealizado pelo economista Carlos Martins, é uma das apostas do Pacto pela Inovação, iniciativa lançada em julho, em Porto Alegre, e que une universidades, empresários, setor público e entidades para impulsionar o desenvolvimento do Estado.
A ideia é transformar mais uma vez a orla do Gasômetro em uma enorme pista de corrida. Mas, dessa vez, apenas para carros elétricos. A estrutura deve ser semelhante à montada no início de novembro quando o ex-piloto Rubinho Barrichello pilotou um carro da Williams. A corrida está prevista para acontecer em abril de 2020
Qualquer carro elétrico pode participar. Duas categorias estão previstas: a primeira dedicada a carros de fábrica e outra voltada a carros experimentais, ou protótipos. As universidades e centros de pesquisa de todo o país serão convidados a desenvolver seus carros.
— Já estamos negociando com duas montadoras para patrocínio, mas todas serão convidadas a participar com seus carros elétricos de fábrica — explica Martins.
A inspiração é a corrida 24 Horas de Le Mans, uma das mais tradicionais do mundo, onde carros são submetidos a uma prova de resistência que dura 24 horas e é disputada anualmente desde 1923. A atração em Porto Alegre terá um desafio extra: testar a autonomia —tempo de sobrevivência da bateria — e o tempo de recarga dos automóveis. Atualmente, a duração da carga varia de 100 a 300 quilômetros, em média.
A pista deve abranger parte da orla e da Avenida Ipiranga, mas o trecho ainda está sob avaliação da Empresa Pública de Transporte de Circulação (EPTC). Antes disso, em 2019, serão serão realizados eventos preparatórios para a grande corrida de 24 horas no Velopark.