ODONTOLOGIA
Faço pesquisas para avaliar a oferta e qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Meu trabalho é muito importante para o desenvolvimento e qualificação de nosso sistema público de saúde. É através da pesquisa que se impulsiona o progresso da humanidade.
Kelly Gomes Benelli
Pós-graduanda em Odontologia (Ulbra)
ENERGIA SOLAR
Aquecimento de água para banho com a utilização de coletores solares térmicos. Captação da energia solar para aquecimento da água utilizada em chuveiros e/ou torneiras. Benefícios para a sociedade: redução do consumo de energia elétrica aliado a menor impacto ambiental por tratar-se de recurso renovável.
Marcelo Gregory Cunha
Mestrando (Unisinos)
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Estou investigando mecanismos políticos, econômicos, sociais, ambientais e de saúde que mantêm sistemas alimentares fora de caminhos sustentáveis no Reino Unido, Brasil, Gana e Quênia, sob uma perspectiva holística e interdisciplinar. Concentro-me em fornecer uma abordagem abrangente aos processos de tomada de decisão perante a um sistema tão complexo e interdependente, que enfrenta simultaneamente mal nutrição, crescimento demográfico, aquecimento global e perda irreversível de biodiversidade. O projeto destina-se a (...) fornecer um diálogo mais acessível entre ciência e política para aumentar as chances de alcançarmos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável relacionados a sistemas alimentares.
André Zuanazzi Dornelles
Mestrando em Epidemiologia e Métodos de Diagnóstico (UFCSPA)
QUALIDADE DO AR
Sou bolsista do Projeto de Pesquisa, do Programa de Pós-Graduação da Engenharia Mecânica (PROMEC) da UFRGS, sob a supervisão do Prof. Dr. Paulo Smith Schneider, que estuda formas de reduzir as emissões de gases poluentes provenientes das termelétricas movidas a carvão. Essa pesquisa tem como objetivo aumentar a qualidade do ar e a eficiência energética das usinas que produzem eletricidade a partir do carvão. Dessa forma, estamos trabalhando para que o sistema elétrico brasileiro tenha mais confiabilidade na entrega da energia elétrica e reduza cada vez mais impactos no meio ambiente.
Natália de Assis Brasil Weber
Doutoranda em Energia (UFRGS)
BANHADOS
Em minha tese estou trabalhando com o seguinte tema: os banhados são considerados área de preservação permanente no RS, porém, não há nenhum inventário preciso de onde localizam-se estas áreas. Em minha pesquisa de doutoramento estou desenvolvendo técnicas automatizadas para identificação e mapeamento de Banhados através da mineração de dados e big data.
João Paulo Delapasse Simioni
Doutorado em Sensoriamento Remoto (UFRGS)
AGRONEGÓCIO
Estudo a influência das representações sociais no consumo de espumante. Farei uma comparação entre Brasil e França. As representações são todas nossas crenças que formamos desde antes de nascermos. Nosso comportamento se baseia nelas, principalmente os de compra. (...) As empresas do setor, mesmo que sejam de outras bebidas, poderão compreender o que leva um consumidor a tomar espumantes, em que contextos, em que tipo de grupos eles consomem e qual o tipo de produto para cada um dos casos anteriores.
Marcos Vinícius Araujo
Doutorando em Agronegócios (UFRGS)
TEMPERATURA
Desenvolvo um sistema automatizado para titulação termométrica de baixo custo e utiliza sensores de temperatura infravermelho. Contribui para redução do uso de reagentes, do consumo de energia e do tempo e custo das análises.
Iberê Damé Teixeira
Mestrando em Sistemas e Processos Industriais (UNISC)
BIOETANOL
O trabalho que estou desenvolvendo aborda o desenvolvimento da colheita de biomassa da microalga Spirulina platensis que será utilizada para produção de bioetanol. A grande vantagem do uso desta biomassa para produção de biocombustíveis é que seu cultivo não necessita de terras agricultáveis, não competindo com a produção de alimentos, como acontece com a produção atual baseada em milho e cana-de-açucar, por exemplo.
Francine de Souza Sossella
Mestranda em Engenharia Civil e Ambiental (UPF)
CERÂMICA DENTÁRIA
Meu projeto objetiva avaliar a resistência ao lascamento de diferentes materiais cerâmicos e, através da difusão desse conhecimento em congressos e periódicos, melhorar o entendimento do cirurgião-dentista à esse fenômeno.
Suzane Boa Nova Brandeburski
Doutoranda em Odontologia (UPF)
COMUNIDADE
Acompanho o desenvolvimento de um trabalho de incentivo à participação popular articulado pelos atores sociais (movimentos sociais, associação de moradores de bairro e lideranças comunitárias) inseridos na comunidade em um bairro da periferia de Caxias do Sul. O estudo pretende propor uma sistematização de métodos e experiências que estimulem a participação popular nas cidades.
Joanne Cristina Pedro
Doutoranda em Educação (UCS)
GESTÃO PÚBLICA
Minha pesquisa pretende compreender como operam os consórcios públicos intermunicipais, quais são as suas fragilidades e, principalmente, o seu potencial de proporcionar melhores serviços aos cidadãos. Minha pesquisa é importante porque vai oferecer a possibilidade de pensar em melhores formas de atuação dos consórcios.
Lizandro Lui
Doutorando em Sociologia (UFRGS)
COR DOS DENTES
Sou do Peru e trabalho no projeto "Percepção de Cor em Odontologia". O desenvolvimento do meu projeto permitirá melhorar o conhecimento de nossos colegas de profissão e oferecer uma odontologia mais estética para à sociedade.
Oscar Emilio Pecho Yataco
Pós-Doutorando em Odontologia (UPF)
OBESIDADE INFANTIL
Minha pesquisa tem como objetivo geral criar um dispositivo tecnológico baseado em gamificação para auxiliar na prevenção e no tratamento da obesidade de estudantes do ensino fundamental, bem como analisar que contribuições a convergência entre atividade física e games pode trazer para a educação.
Maria Augusta D'Arienzo
Doutoranda em Educação (UPF)
VINHO
Estou desenvolvendo um projeto de pesquisa que visa avaliar a remoção de pesticidas presentes em vinhos, através de processos de separação por membranas. Tendo em vista que as vinícolas ainda não adotaram formas de remover esses contaminantes de seus produtos, é notável a importância do desenvolvimento de estudos nessa área, em virtude da toxicidade desses compostos para a saúde dos consumidores.
Taís Turella
Mestranda em Engenharia de Processos e Tecnologias (UCS)
COMPUTAÇÃO NA AGRICULTURA
Estamos pesquisando como a computação ubíqua pode aumentar a produção na agricultura, gerenciando informações em tempo real para tomada de decisões com o emprego de dispositivos móveis.
Gilson Augusto Helfer
Doutorando em Computação Aplicada (Unisinos)
SUSTENTABILIDADE
Nas pesquisas que realizo busco demonstrar a importância da sustentabilidade, de um meio ambiente equilibrado e da necessidade da preservação dos recursos naturais.
Joline Picinin Cervi
Mestranda em Direito (UPF)
LIXO
Na minha tese estou pesquisando modelos de apoio à tomada de decisão focados na sustentabilidade e no gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. Meu objetivo é criar uma ferramenta simplificada que possa ser utilizada pelos gestores municipais, de modo que eles possam optar por alternativas mais eficientes do ponto de vista ambiental, social e econômico.
Ritielli Berticelli
Doutoranda em Engenharia Civil e Ambiental (UPF)
DITADURA MILITAR
Minha pesquisa está relacionada com a efetividade dos julgamentos da Corte Interamericana de Direitos Humanos nas responsabilizações internacionais dos crimes ocorridos durante as ditaduras militares na América do Sul, não punidas internamente pela existência de Leis de Anistia. A pesquisa busca analisar se os Estados efetivaram os tratados internacionais de direitos humanos que ratificaram.
Micheli Piucco
Mestranda em Direito (UPF)
QUALIDADE DE VIDA
Desenvolvo um projeto para monitoração de novas tecnologias em saúde, eficácia de procedimentos e relações de custo-utilidade. O objetivo é produzir uma plataforma que permita monitorar as intervenções clínicas ou cirúrgicas e mensurar as informações de qualidade de vida dos pacientes e os custos diretos e indiretos, ou seja, a análise custo-efetividade e custo-utilidade.
Leonardo Pellizzoni
Mestrando em Ciências da Saúde (UCS)
CIDADES INTELIGENTES
Pesquiso como os cidadãos estão sendo inseridos e suas necessidades e opiniões ouvidas na tomada de decisão dos gestores públicos. O objetivo é identificar a cocriação do cidadão junto aos governos no contexto das cidades.
Suélen Bebber
Doutoranda em Administração, Estratégia e Operações (UCS)
GOVERNOS DIGITAIS
Estou investigando quais fatores fazem um serviço digital criar valor público para os cidadãos. Confiança, design, colaboração cidadã e abertura governamental são apontados como relevantes em governos digitais.
Karen Lopes
Doutoranda em Negócios (PUCRS)
ANEMIA E CÂNCER
Sabe-se que a anemia afeta o sucesso do tratamento oncológico (radioterapia e cirurgia, principalmente), por isso minha pesquisa busca encontrar a relação entre a anemia e o câncer na região de cabeça e pescoço. Isso é de grande importância pois ao entendermos como isso ocorre, pode-se aumentar a chance de cura e qualidade de vida desses pacientes.
Juliana Sganzerla
Mestranda em Odontologia (Ulbra)
PREÇO
Minha pesquisa, na área de marketing, busca determinar a imagem de preço de produto que o consumidor desenvolve no ato da compra e nos contatos com as empresas varejistas. Essa pesquisa pode auxiliar as empresas a desenvolverem estratégias de precificação adequadas ao seu público consumidor.
Fernanda Rizzon
Doutoranda em Administração (UCS)
SAÚDE MENTAL INFANTIL
Minha pesquisa foi sobre a relação entre prática de atividade física organizada, aptidão cardiorrespiratória e qualidade do sono com a saúde mental de crianças. O nosso estudo mostrou que crianças que praticam atividade física organizada, possuem bons níveis de aptidão cardiorrespiratória, e as que dormem bem apresentam menos risco à indicadores como ansiedade e depressão, hiperatividade ou déficit de atenção e problemas de relacionamento com colegas.
Camila Fochesatto
Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS)
INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA
Meu doutorado é visa colaborar com recentes pesquisas em economia e ciências ambientais que demonstram que o atual padrão alimentar, fortemente centrado em carnes e alimentos lácteos, implica em impactos negativos na saúde, na economia, na segurança alimentar global e ao meio ambiente. O objetivo da pesquisa é compreender de que forma os tomadores de decisão no âmbito industrial e varejista do mercado agroalimentar podem transformar a produção e consumo de produtos alimentares saudáveis e sustentáveis de maneira a diminuir o impacto ambiental.
Lucas Lazarin
Doutorando em Administração (UFRGS)
SOLO
Trabalho em um projeto de análise de solos por infravermelho, para determinação de matéria orgânica e argila, que são análises extremamente poluentes. Este sistema vai zerar a geração destes resíduos além de reduzir custos, visto que é uma análise rápida e não invasiva.
Ronaldo Bastos dos Santos
Mestrando em Sistemas e Processos Industriais (UNISC)
PRODUÇÃO RURAL
Minha tese tem a finalidade de melhor compreender os fatores que influenciam a decisão dos produtores rurais frente à adoção de práticas agrícolas sustentáveis. Os resultados preliminares do meu estudo indicam que diversos fatores afetam essa decisão, como o nível de escolaridade do produtor rural, tamanho da área cultivada, e o acesso a assistência técnica.
Cristian Rogério Foguesatto
Doutorando em Agronegócios (UFRGS)
MARACUJÁ DO MATO
Estudo os efeitos benéficos do flavonoide Crisina encontrado no localmente conhecido maracujá do mato Passiflora coerulea em estudos pré-clínicos relacionados a depressão e doenças neurodegenerativas como Parkinson, Alzheimer e Esclerose múltipla, os quais poderão servir de base para estudos clínicos e futuras intervenções de saúde pública.
Lucian Del Fabbro
Doutorando em Bioquímica (Unipampa)
TURISMO RELIGIOSO
Meu estudo aborda o turismo e a busca de sentido do peregrino, em seu deslocamentos turístico-religiosos, inspirado na logoterapia. A questão da hospitalidade nos bastidores das peregrinações é a forma como a tese trará exemplos sobre a gestão administrativa do Santuário de Fátima, em Portugal, e como esse modelo de gestão pode ser aproveitado nos destinos turísticos-religiosos no Brasil.
Eduardo Taborda de Jesus
Doutorando em Turismo e Hospitalidade (UCS)
DOENÇA DE ALZHEIMER
Atualmente realizo parte da minha pesquisa no Nathan Kline Institute, em Nova Iorque, com o Dr. Alexandre Franco. Selecionamos um grupo de idosos com alto desempenho de memória (acima de 80 anos, os superidosos) para realizar exames de imagem do cérebro (Ressonância e Tomografia). Tentamos entender como esses idosos parecem resistentes ao envelhecimento cerebral, para então aplicar em pacientes com Doença de Alzheimer.
Wyllians Vendramini Borelli
Doutorando em Medicina (PUCRS e Instituto do Cérebro do RS)
EPILEPSIA
Investigo a variação da memória em pacientes com epilepsia grave que são submetidos à neurocirurgia para tratamento da doença. Desvendar esse fenômeno traz um esclarecimento não somente para a comunidade científica, mas para todas as pessoas que convivem com a doença e são candidatas a essa forma de tratamento: optar pelo procedimento conhecendo de forma mais aprofundada as vantagens e desvantagens do mesmo.
Eduardo Leal Conceição
Mestrando em Psiconeurologia (PUCRS e Instituto do Cérebro do RS)
ZIKA VÍRUS
Minha pesquisa de doutorado está estudando como o Zika Vírus influencia no comportamento cognitivo e em relação a estrutura cerebral de crianças com microcefalia congênita associada ao vírus. Entender o que altera nessas crianças cria conhecimento que poderá ser usado para melhorar a qualidade de vida dessas crianças e famílias.
Nathalia Bianchini Esper
Doutoranda em Engenharia de Computação (PUCRS e Instituto do Cérebro do RS)
NEGÓCIOS
Minha tese trata da cocriação de valor entre parceiros de negócios (ou entre empresas e clientes) como opção estratégica para alavancar o desempenho de mercado das empresas.
Ricardo Antonio Reche
Doutorando em Administração (UCS)
PRIMEIRA INFÂNCIA
Nossos estudos mostram que um programa de atualização em alimentação infantil para profissionais da atenção primária à saúde promoveu melhores práticas alimentares no primeiro ano de vida das crianças, como aumento do aleitamento materno e melhor qualidade da dieta. Estes efeitos são observados à longo prazo, melhorando as condições de saúde na infância, como redução da obesidade abdominal e constipação.
Paula dos Santos Leffa
Doutoranda em Ciências da Saúde (UFCSPA)
CATADORES
Busco compreender em que momento na trajetória da sociedade o profissional catador surge e o porquê de suas memórias serem tão subterrâneas, excluídas e invisibilizadas. O estudo abrange catadores e catadoras da França, Chile e Brasil.
Daiana Schwengber
Doutoranda em Memória Social e Bens Culturais (Universidade La Salle Canoas)
CATADORES 2
Minha pesquisa objetiva contribuir no desenvolvimento e no crescimento dos grupos de catadores, por meio de práticas sociais voltadas para a gestão dos empreendimentos.
Rita de Cássia da Rosa Sampaio Brochier
Doutoranda em Memória Social e Bens Culturais (Universidade La Salle Canoas)
REFORMA AGRÁRIA
Minha pesquisa trabalha com processos de desapropriação de terras e tem por objetivo analisar o processo da ocupação socioeconômica das regiões desapropriadas problematizando a constituição da propriedade rural, podendo, assim, identificar se a Reforma Agrária se efetivou nesses lugares.
Caroline da Silva
Mestranda em História (UPF)
CONSUMO CONSCIENTE
Nossa pesquisa busca identificar a sustentabilidade econômica e social promovida por um parque termal no município de Machadinho (RS). Quando concluído o estudo, o município e demais localidades que visam na atividade turística seu crescimento, estarão munidos de informações técnicas que lhes auxiliarão na criação de atrativos e melhorias na infraestrutura para atender visitantes e residentes, gerando novas oportunidades de trabalho e crescimento para a comunidade, sem prejudicar o futuro das próximas gerações.
Luana Teixeira de Lacerda
Mestranda em Turismo e Hospitalidade da (UCS)
PARTO HUMANIZADO
Estudo como a assistência ao parto em hospitais públicos estão sendo vivenciadas pelas gestantes desde a implementação da Estratégia Rede Cegonha, política nacional de humanização no parto.
Priscila de Melo
Mestranda em Saúde Coletiva (Unisinos)
ENDOCRINOLOGIA
Quer identificar o valor de glicemia que realmente provoca os principais problemas de saúde que o diabetes causa, especialmente na visão, nos rins e nos nervos. Por meio de uma busca ampla dos estudos já publicados sobre o tema e com ajuda de recursos sofisticados de estatística, poderemos chegar a uma conclusão mais precisa sobre se os níveis de glicose atualmente usados para diagnosticar o diabetes são adequados. Assim, pretendemos reavaliar a partir de que nível de açúcar no sangue deveria ser diagnosticado o diabetes a fim de introduzir o seu tratamento e prevenir os problemas relacionados a esta doença.
Leonardo de Andrade Mesquita
Doutorando em Endocrinologia (UFRGS)
PEQUENO PRÍNCIPE
Minha pesquisa investiga a representação do espaço do deserto na obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. O Saara é analisado a partir de estudos sobre região cultural, no intuito de compreender como esse espaço se transforma e adquire novos significados.
Emanuele Mendonça de Freitas
Mestranda em Letras e Cultura da Universidade de Caxias do Sul
ERVA-MATE
Minha pesquisa visa desenvolver um processo por microfiltração e ultrafiltração para a clarificação e estabilização de um extrato aquoso da erva-mate. Plantas como a Ilex paraguariensis, conhecida como erva-mate, desperta interesse devido a sua composição química rica em compostos fenólicos, tendo ação como antioxidante natural. Assim os extratos da erva-mate apresentam potencial de uso para o desenvolvimento de novos produtos alimentares. No entanto, este extrato precisa ser clarificado, já que o mesmo possui sólidos suspensos, que depreciam o produto. Os processos de separação por membranas são considerados viáveis para clarificação e purificação de soluções aquosas por manter as características nutricionais e funcionais de extratos de plantas.
Lára Franco
Mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UPF)
HISTÓRIA
Em minha pesquisa serão apresentadas e analisadas as ações político-sociais de Dom Agostinho José Sartori durante seu episcopado, um dos mais longos da história da Igreja no Brasil: foram 35 anos à frente da Diocese de Palmas _ Francisco Beltrão. Apresentando o itinerário vivido por Dom Agostinho em âmbito de ações concretas com ênfase na dimensão política no contexto de seu governo na Igreja Diocesana, e destacando as abordagens educacionais e a visão diante das problemáticas sociais, busca-se identificar e compreender sua influência no desenvolvimento da sociedade sudoestina, tanto nos aspectos políticos quanto nos sociais, que atingiram de forma direta o povo dessa região, e fazem parte da história regional, sendo que seus resultados são sentidos ainda hoje.
Pâmela Pongan
Mestranda em História Regional (UPF)
FRONTEIRA
Desenvolvo uma pesquisa intitulada "Julgar a cada um o que é seu: administração da Justiça e criminosos nos domínios portugueses da Fronteira Platina (1777ca. _ 1810ca.) ", cujo objetivo é analisar a administração judicial e o perfil social dos criminosos das possessões portuguesas de uma histórica região fronteiriça, a qual equivale territorialmente à atual fronteira entre Brasil e Uruguai. A pesquisa é uma contribuição inédita na historiografia sul-rio-grandense, como também brasileira, e aponta parâmetros comparativos quanto às permanências e rupturas socioculturais no que tange à criminalidade e à Justiça do Brasil atual.
Andréia Aparecida Piccoli
Mestranda em História (UPF)
FILOSOFIA
Minha pesquisa estuda os Limites Éticos do Transhumanismo. Com o progresso tecnológico na área de medicina, como pesquisas com células tronco, edição genética (principalmente transgênicos), uso de medicamentos para modificação de traços do comportamento e funcionamento do cérebro, muitas pessoas vêem a possibilidade de usar tais recursos não apenas para tratamento, mas buscando uma melhoria nas capacidades físicas e mentais (aumento das capacidades cognitivas, melhor memória, viver por mais tempo, ser mais forte, etc). As técnicas biomédicas permitem que nós modifiquemos nosso organismo conforme nossos desejos, mas nós devemos? Minha pesquisa concentrada na área de ética aplicada visa contribuir na construção de respostas a esta questão que trás profundos impactos sociais na vida de todos (tanto daqueles que optam pelo melhoramento quanto aqueles que são contrários a esta ferramenta).
Ismail Fagundes
Mestrando em Filosofia (UCS)
TRÁFICO DE PESSOAS
O Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, de 2016, concluiu que 71% das vítimas do tráfico internacional são mulheres e meninas, destes 28% são crianças (em regiões como América Central e Caribe este índice sobe para assustadores 64%). Diante desse contexto alarmante, a pesquisa que desenvolvo com apoio da Capes envolve o combate ao tráfico internacional de meninas para fins de exploração sexual na América Latina, especialmente na fronteira Brasil-Argentina, problematizando questões como Estado, gênero, cidadania e fronteira. O objetivo da tese centra-se na propositura de normativas constitucionais e políticas públicas conjuntas entre os Estados da América Latina, por meio da cooperação internacional, que consigam combater efetivamente ao tráfico internacional de meninas para fins de exploração sexual, especialmente nas zonas de fronteira.
Rodrigo Cristiano Diehl
Doutorando em Direito (Unisc)
CASA DE PRAIA
Nasci, moro em Capão da Canoa e estudo a minha terra. Aminha pesquisa investiga o processo de normatização dos condomínios horizontais fechados no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Mariana Barbosa de Souza
Doutoranda em Desenvolvimento Regional (Unisc)
JUDICIÁRIO
A pesquisa que desenvolvo investiga a possibilidade de controle de convencionalidade dos atos do poder público no tocante às políticas públicas com base na interpretação dada ao Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais principalmente por intermédio do principio do minimum core obligation. A pesquisa, inédita no Brasil, objetiva propiciar ao Poder Judiciário parâmetros ao controle de políticas públicas objetivando a efetivação dos direitos sociais, como saúde, educação, moradia, alimentação, dentre outros, e é apenas uma das desenvolvidas com o apoio indispensável da Capes junto ao Centro Integrado de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas da Unisc e do Observatório da Jurisdição Constitucional Latino-Americana.
Felipe Dalenogare Alves
Doutorando em Direito (Unisc)
MARKETING
A escassez afeta a atenção e cognição dos indivíduos e, consequentemente, suas escolhas. Meu projeto de pesquisa investigará os efeitos decorrentes do compartilhamento da escassez (quando duas ou mais pessoas compartilham a sensação de terem mais necessidades do que recursos) em tomadas de decisão de consumo. Assim, poderemos auxiliar famílias/comunidades que compartilham da escassez a tomarem decisões de consumo mais benéficas ao seu bem-estar financeiro e psicológico.
Maura Ferreira
Doutoranda em Marketing (PUCRS)
MULHERES NOS GAMES
A minha pesquisa CAPES se concentra em analisar os modelos culturais de representação de mulheres em videogames com narrativas interativas. Como prática cultural, o videogame veicula significados que devem ser estudados, uma vez que a comunidade de pessoas que jogam compartilha de uma certa "cultura" que pode, muitas vezes, perpetuar representações preconceituosas e estereotípicas de diferentes identidades. A partir dessa análise, a minha pesquisa CAPES vai propor meios para representar mulheres que não estejam fixados em ideias de mulher como objeto, como donzela, como fraca, entre outros modelos culturais perpetuados pela matriz heteronormativa, auxiliando no entendimento dessas comunidades, do machismo e do sexismo nos jogos.
Aline Job
Pós-Doutoranda em Letras e Cultura (UCS)
CHORINHO
Atualmente minha pesquisa busca revelar à comunidade do Rio Grande do Sul a "História Social e Sonora do Choro no Rio Grande do Sul" de forma mais ampla e conectada com os diferentes contextos sociais das mais distintas regiões do estado onde o gênero estabeleceu morada. Trata-se de uma pesquisa inovadora e pioneira tanto para a abordagem historiográfica do gênero quando para o enfoque musical, pois contempla análise do conjunto de fatores históricos e musicais. É um processo de descoberta da identidade social e sonora do Choro em nosso estado que possibilitará uma nova referência bibliográfica para o gênero.
Alexandre Pompermaier
Doutorando em História (UPF)
ONCOLOGIA
Estamos investigando a comunicação profissional-paciente em oncologia e como preocupações emocionais são expressas nas consultas médicas durante o tratamento. Este estudo pode fornecer subsídios para que os clínicos direcionem suas ações baseadas na empatia, favorecendo a comunicação centrada no paciente a partir de um modelo biopsicossocial.
Fernanda Romeiro
Mestranda em Psicologia Clínica (Unisinos)
PREMATUROS
Nossa pesquisa visa desenvolver uma intervenção facilitadora do desenvolvimento do vínculo mãe-bebê prematuro, potencializando capacidades emocionais maternas importantes para a compreensão da comunicação do bebê e do reconhecimento de suas necessidades físicas e psicológicas, que pode ser aplicada desde a internação em UTIN até os primeiros anos de vida da criança.
Márcia Pinheiro Schaefer
Doutoranda em Psicologia Clínica (Unisinos)
MARKETING SENSORIAL
Minha dissertação de Mestrado teve como objetivo verificar, analisar e relacionar as estratégias de Marketing Sensorial aplicadas nas pediatrias hospitalares de três hospitais filantrópicos da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, investigando a sua contribuição para as ações de Humanização dos serviços prestados nestes locais. Devido ao caráter inovador e interdisciplinar da temática (com foco em uma abordagem diferenciada sobre desenvolvimento, saúde e gestão), este estudo possibilita contribuições às diversas áreas acadêmico-científicas, aos programas de pós-graduação em desenvolvimento regional, aos profissionais da área da saúde, aos administradores e ao quadro de funcionários das pediatrias e dos hospitais, assim como para a gestão e desenvolvimento dos hospitais, em nível local e regional, e em um contexto maior, uma vez que a pesquisa pode ser aplicada à realidade de outros municípios e regiões. Para a tese de doutorado, pretendo continuar estudando as contribuições do marketing sensorial para a humanização, com aplicabilidade em outra área de atuação (ainda a definir).
Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen
Doutoranda em Desenvolvimento Regional (Unijuí)
CRACK
O principal objetivo do meu trabalho é compreender de que modo o transtorno por uso de cocaína influencia a capacidade tomar decisões de pessoas sob estresse. No mestrado, também financiado pela CAPES, investiguei o processo de tomada de decisão de usuárias de crack e de adolescentes junto com o Prof. Dr. Rodrigo Grassi-Oliveira (PUCRS-INSCER). Pesquisas como essa contribuem para o entendimento de como os transtornos relacionados ao uso de substâncias prejudicam a capacidade de avaliar riscos, ganhos e perdas, contribuindo para o aprimoramento de estratégias terapêuticas para essas populações. Ainda, ao desenvolver esse trabalho no exterior se torna possível estabelecer colaborações internacionais entre grupos de pesquisa, laboratórios e universidades, permitindo o intercâmbio de conhecimentos, tecnologias e recursos humanos.
Bruno Kluwe Schiavon
Doutorando em Psicologia (Universidade de Zurique)
ADMINISTRAÇÃO
Minha tese doutoral que tem como principal objetivo analisar como a aprendizagem experiencial contribui ou dificulta o ¨fazer sentido¨ nos processos de mudança organizacional, à luz das capacidades dinâmicas. A aprendizagem experiencial é o processo pelo qual o conhecimento é criado através da transformação da experiência, ou seja, vem através da experiência, essa cognitiva e prática, de reflexão e ação. Nesse processo o fazer sentido, torna-se elementar para que o profissional se dedique e transforme essa reflexão em ação, chegando a novos comportamentos e entendimentos das situações de mudança aumentando a competitividade das empresas frente a um mercado cada vez mais complexo.
Adriana Locatelli Bertolini
Doutoranda em Administração (UCS)
POPULAÇÃO MUNDIAL
Em 2050 a população mundial poderá chegar aos 10 milhões de habitantes. Esse crescimento da população, somado com as mudanças climáticas aumenta ainda mais o desafio de alimentar essas pessoas. Neste sentido, minha pesquisa vai contribuir para o entendimento do metabolismo das plantas frente à situações de estresse, para que então estas possam ser melhoradas e se tornem tolerantes à estes estresses, ou mesmo mais eficientemente produtivas, para que possam garantir segurança alimentar à população.
Julia Renata Schneider
Mestranda em Agronomia (UPF)
VIOLÊNCIA
Minha pesquisa se dá em torno das relações de violência biopolítica que ocorrem através do Império – ente híbrido conceituado pelos filósofos políticos Antonio Negri e Michael Hardt –, que consiste em uma nova ordem política da globalização e traz elementos do constitucionalismo americano através da tradição pluricultural de expansão, consistindo em uma ordem universal que desconhece limites ou fronteiras. O estudo de tal ente trará contribuições à sociedade no sentido de buscar diminuir as violências e violações provocadas por ele no contexto global, delimitando qual sua forma política e quais suas possíveis limitações jurídicas no plano internacional.
Mariana Chini
Mestranda em Direito (UPF)
TURISMO
O projeto visa conceber, aplicar e testar proposta metodológica da qual resultem subsídios para pensar programas de educação para o turismo no âmbito da gestão pública, partindo do suposto de que "atividades pedagógicas pelo turismo" constituem-se em processo educativo-pedagógico pertinente à consecução da educação para o turismo. Dito de outra forma, nisso está o suposto de que tais atividades pedagógicas propiciam releituras conceituais de turismo, ampliando-se leituras advindas do senso comum _ o que pode repercutir, inclusive, no sentimento de pertencimento a um lugar e de que esse lugar nos pertence. Sob esse ângulo, a proposta metodológica prevista assume caráter de inovação. Com a análise das atividades a serem desenvolvidas junto a professores e alunos, espera-se conseguir, via discurso gestual, oral e escrito dos sujeitos envolvidos, identificar traços que se configurariam como sinalizadores desses supostos resultados. Uma vez disponibilizados os resultados alcançados às escolas e às secretarias de Turismo e de Educação dos municípios campo de estudo, essas terão mais elementos para rever e/ou propor programas de ação voltados à Educação para o Turismo.
Francielle de Lima
Doutoranda em Turismo e Hospitalidade (UCS)
DEPRESSÃO
A depressão é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Embora exista uma vasta gama de medicamentos disponíveis, cerca de 40% dos pacientes são refratários ao tratamento, dessa forma a minha pesquisa tem como objetivo estudar os mecanismos bioquímicos, moleculares e comportamentais dessa doença e ainda propor novos fármacos a partir de compostos naturais, para uso associado aos medicamentos atualmente utilizados.
Ana Paula Vargas Visentin
Doutoranda em Biotecnologia (UCS)
CONSTRUÇÃO DE MARCAS
Investigo a construção estratégica de marcas e a sua importância para os mercados (consumidores internos e externos) a partir de estudos projetivos e em profundidade (técnica ZMET). Desse modo compreendemos a construção do significado de marca para esses públicos e como esses significados se tornam caminhos de diferenciação e competitividade.
Alex do Nascimento
Mestre em Desenvolvimento Territorial (Unijuí)
TURISMO 2
Com projeto de tese intitulado: "Releitura de práticas docentes na formação superior em turismo na perspectiva de relações entre o universo histórico-conceitual do turismo e a interdisciplinaridade". Apresenta como objetivo de estudo favorecer o repensar da prática pedagógica de/por docentes de outras áreas atuando em cursos de graduação em Turismo. Além disso, sinaliza como relevante a aproximação/relação teórica e pragmática entre as áreas de Turismo, de Educação e de Interdisciplinaridade, também, a compreensão de que não existe na literatura nacional e internacional nada que anteceda o projeto, conferindo a ele ineditismo. A tese que inicialmente focalizava construção apenas filosófica, para além da construção teórica esboçada, intenta ainda construção e implementação de oficina com os professores mencionados possibilitando promover repensar de suas práticas pedagógicas. Implementação da teoria possibilita verificar e problematizar a aplicabilidade da construção desenvolvida. Devolutiva à coordenação do curso de Turismo participante da pesquisa será entregue a instituição de ensino.
Marcela Ferreira Marinho
Doutoranda em Turismo e Hospitalidade (UCS)
HIPERTENSÃO INFANTIL
Meu projeto de dissertação será uma importante contribuição para a sociedade, tendo em vista que a hipertensão infantil mostra-se com altas prevalências em todo o mundo. Meu trabalho mostrará quantos novos casos tiveram de 2011 à 2014 em escolares aqui da região, de escolas municipais, estaduais e partic ulares, de 7 à 17 anos e seus fatores associados. Sou orientada pelas profs. Dra. Cézane Priscila Reuter e Dra. Jane Dagmar Pollo Renner.
Letícia Welser
Mestranda em Promoção da Saúde (Unisc)
ULTRASSOM PULMONAR
Graças a uma bolsa do CAPES de doutorado-sanduíche, pude aprofundar minha pesquisa
sobre ultrassom pulmonar na Universidade de Sorbonne em Paris. Essa parceria Brasil-França contou ainda com apoio Chinês e Uruguaio, para desenvolver e validar um método de treinamento no ultrassom pulmonar - técnica rápida, de baixo custo e altamente impactante para pacientes com complicações respiratórias graves. Recentemente tivemos uma publicação aceita em uma das maiores revistas mundiais de doenças respiratórias, o American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine. Hoje sigo desenvolvendo minha atividade clínica aqui em Porto Alegre (no Hospital Moinhos de Vento e no Hospital de Clínicas), utilizando a tecnologia do ultrassom pulmonar diariamente no cuidados de meus pacientes. Além disso, sou responsável pelo treinamento dos novos especialistas (residentes) no uso dessa técnica e tento conciliar essas atividades com a pesquisa em colaboração internacional.
Dr. Felippe Dexheimer Neto
Minha tese no mestrado buscar pesquisar acerca dos impedimentos legais que inviabilizam uma participação efetiva da população brasileira no processo político, e como estes impedimentos são aplicados e exercidos. A partir da identificação dos problemas e impedimentos que impossibilitam esta participação, poderemos buscar formas de superá-los e assim tornar o processo político mais democrático.
Devilson Sousa
Mestrando (Unisc)
Estou realizando meu estágio pós doutorado (pós-doc) e tenho um apoio financeiro da Capes. Minha pesquisa é criar uma formação docente de como usar super-heróis como tutores de resiliência para crianças e adolescentes em situações de adversidade social. Onde há mais de 50 profissionais da área de educação de diversas cidades envolvidos no projeto. Em meu curso de doutorado criei uma intervenção Psico educacional usando esses personagens como forma de empedramento de crianças e adolescentes em situação de risco em ambientes escolares, essa pesquisa também financiada pela Capes.
Dr. Gelson Weschenfelder
Intenciono conhecer o repertório _ prévio e adquirido durante a graduação _ de leituras literárias e científicas entre estudantes da Pedagogia, futuros professores. Por atuarem na sociedade com crianças desde tenra idade, sua formação como leitores e mediadores é fundamental. A pesquisa visa indicar qualidades e deficiência na formação e oportunizar interferências por parte da instituição (Faculdade de Educação/UFPel) no que tange à qualificação na formação.
Paula P. De David
(Universidade Federal de Pelotas)
Minha pesquisa foca no desenvolvimento de membranas poliméricas com o objetivo de se realizar o tratamento de águas poluídas em processos industriais tornado esta água potável novamente por um custo de operação menor que as tecnologias atuais. Sendo assim minha pesquisa busca tornar as industrias mais ambientalmente amigáveis e ao mesmo tempo diminuindo seus custos.
Felipe Henrique Sachett
Mestrando do em Engenharia de Processos e Tecnologias (UCS)
Intenciono conhecer o repertório _ prévio e adquirido durante a graduação _ de leituras literárias e científicas entre estudantes da Pedagogia, futuros professores. Por atuarem na sociedade com crianças desde tenra idade, sua formação como leitores e mediadores é fundamental. A pesquisa visa indicar qualidades e deficiência na formação e oportunizar interferências por parte da instituição (Faculdade de Educação/UFPel) no que tange à qualificação na formação.
Paula de David
(Universidade Federal de Pelotas)
Minha pesquisa foca no desenvolvimento de membranas poliméricas com o objetivo de se realizar o tratamento de águas poluídas em processos industriais tornado esta água potável novamente por um custo de operação menor que as tecnologias atuais. Sendo assim minha pesquisa busca tornar as industrias mais ambientalmente amigáveis e ao mesmo tempo diminuindo seus custos.
Felipe Henrique Sachett
Mestrando do em Engenharia de Processos e Tecnologias (UCS)
Minha pesquisa surge da necessidade de compreender e contribuir para o contexto e desenvolvimento linguístico de crianças surdas. Entre os objetivos do projeto, destaca-se o de analisar e (re)avaliar propostas de ensino de língua portuguesa escrita na educação de surdos. Espera-se, com este trabalho, oferecer um suporte pedagógico significativo para professores das redes municipais, estaduais e privadas atuantes na área da surdez.
Daiana Steyer
Mestranda em Linguística Aplicada (Unisinos)
A genealogia da propriedade e o processo de urbanização citadino de Passo Fundo. Temática que contribuiu para o entendimento de como surgiu a propriedade privada da terra na perspectiva da apropriação fundiária urbana através da história regional. Aprofundando o debate acerca de questões como: terras devolutas, enfiteuse, espaço e planejamento urbano.
Diego José Baccin
Doutorando em História (UPF)
Pesquisamos a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai. Esse, foi o maior conflito envolvendo países da América do Sul. Buscamos entender qual foi a participação da então província do Rio Grande do Sul naquela guerra, os interesses econômicos, políticos e militares que levaram milhares de homens a pegar em armas. Analisamos também as consequências, principalmente para a região sulina, daqueles eventos. Apesar de muitas pesquisas já terem tratado do assunto, ainda há muitas dúvidas que pretendemos ajudar sanar. Estamos certos de ter condições materiais para isso. Compreendemos que nossa pesquisa, assim como todas as demais desenvolvidas na UPF e que contam com apoio das instituições de fomento, como a CAPES, contribuem para a vida cotidiana das pessoas, seja para sua formação enquanto cidadão, conhecedor dos processos históricos que formaram o lugar onde residem, permitindo sua atuação politico-social, seja com pesquisas em diversas outras áreas de impacto imediato em milhões de pessoas.
Wagner Cardoso Jardim (UPF)
O trabalho por conta própria permite à mulher ter controle do seu tempo, porém, a vulnerabilidade do trabalho feminino na condição de empreendedora, contribui para manter a lógica patriarcal de subordinação da mulher. O sistema capitalista, ao mesmo tempo em que joga nos ombros da mulher o peso do trabalho na esfera produtiva, não a livra do trabalho na esfera reprodutiva para que, assim, o homem fique livre para se dedicar, exclusivamente, à produção de mais-valia. No entanto, cabe destacar que as condições de vida de homens e mulheres não são resultado de um destino biológico, mas construídas socialmente. Essa construção influencia na divisão sexual do trabalho, na manutenção de sistemas que segregam mulheres na esfera reprodutiva e homens na esfera produtiva, na separação e hierarquização entre trabalho de homem e trabalho de mulher e, consequentemente, nas relações de poder que se estabelecem em âmbito familiar. Portanto, o objetivo da minha pesquisa é verificar como as subjetividades da mulher Microempreendedora Individual repercutem na forma como ela vivencia o trabalho e seus desdobramentos nas relações de gênero no âmbito familiar.
Emanuele Mantovani
Doutoranda em Desenvolvimento Regional (Unisc)
O câncer de colo uterino é a 2ª neoplasia mais frequentemente diagnosticada em mulheres no mundo. Não obstante, devido à sua incidência ser mais expressiva em países em desenvolvimento, é restrito o conhecimento acerca da aplicabilidade de novas drogas antineoplásicas neste cenário. Enquanto contemplado pela bolsa CAPES/FAPERGS, avaliei a expressão de biomarcadores tumorais e imunes (PD-L1 e FoxP3) em espécimes neoplásicos cervicais e respectivos infiltrados linfocitários. O estudo sugere que as imunoterapias vigentes não parecem ser as melhores alternativas terapêuticas e que outras vias biológicas imunes devem ser exploradas na tentativa de aumentarmos a sobrevida destas pacientes.
Rafael M. Grochot
Mestre em Ciências da Saúde (UCS)
Pesquiso a construção histórica das categorias "arte" e "natureza", tendo como recorte específico os impactos gerados pelas discussões ecológicas e ambientalistas iniciadas nos anos 1960 e a reconfiguração da relação da arte com o espaço que surge nesse mesmo período em movimentos como a land ou earth art. Considerando a contemporaneidade do período abordado, a pesquisa chama atenção para elaboração cultural e histórica das concepções atuais sobre a natureza e sua relação com a arte, além de seus encontros e afastamentos entre discurso e prática.
Ana Lúcia Guimarães
Mestranda em História (UPF)
A busca por novos agentes antimicrobianos é muito importante, uma vez que as bactérias possuem alto potencial de recombinação genética, levando a um aumento de cepas resistentes aos fármacos e antimicrobianos existentes. O aumento da resistência microbiana e a redução na disponibilidade de novos antibióticos, levou a uma eminente era pós _ antibiótica. Neste contexto, os fungos, principalmente os cogumelos, merecem destaque por produzirem agentes antimicrobianos naturais, os quais garantem sua sobrevivência no ambiente. Diante da diversidade brasileira de micro e macrofungos, é provável que surjam novas fontes de antimicrobianos. Logo, nossa pesquisa visa o estudo dos metabólitos dos fungos brasileiros para a produção de novos agentes antimicrobianos.
Liliane Poleto
Doutoranda em Biotecnologia (UCS)
A pesquisa em andamento analisa as representações dos gays na revista Veja no período da ditadura civil-militar. Lançando um olhar a partir dos estudos de gênero, objetiva-se compreender como os mesmos foram representados por este periódico em suas interfaces com os demais sujeitos pertencentes às homossexualidades e mencionados nas reportagens coletadas. Atenta-se ao fato de tratar-se de um período marcado por forte autoritarismo com diversas formas de violências direcionadas a determinados grupos, entre os quais, os dissidentes da heteronormatividade em defesa da protegida "moral e bons costumes". Tendo em vista o longo processo de estigmatização e rejeição a estas sexualidades, busca-se construir uma análise que contribua com a produção de saberes e conhecimentos de forma crítica e histórica no intento de reduzir os preconceitos e discriminações expressos a estes grupos. Da mesma forma, contribuir com a escrita da história destes sujeitos que por muito tempo foram omitidos e silenciados de uma historiografia "oficial".
Leonardo da Silva Martinelli
Mestrando em História (UPF)
A pesquisa em desenvolvimento tem como foco o estudo de uma das principais revoltas que marcaram os primeiros anos da República no Brasil, a Revolução Federalista ocorrida no Rio Grande do Sul entre os anos de 1893 a 1895. O objetivo principal do estudo busca investigar o conflito deslocando nosso olhar para a capital nacional da época, o Rio de Janeiro. Para tanto, 223 dossiês os quais contam com inúmeras cartas, telegramas e correspondências administrativas trocadas durando o período do conflito, foram fotografados no Arquivo Histórico do Rio de Janeiro, e estão servindo como corpus documental para as análises. Os resultados desta pesquisa possibilitarão a verificação e reinterpretação de questões ainda não exploradas sobre a Revolta sulina e a historicidade do Estado rio-grandense dentro do concerto nacional. Assim, um conjunto de elementos importantes para a compreensão dos fenômenos que marcaram a Primeira República em nosso país poderão ser desvelados. Tal perspectivava torna-se fundamental visto que somente entendendo as tomadas de decisão, posicionamentos e relações de poder estabelecidas no passado, podemos interpretar a história e os traços de uma cultura política que se faz presente até os dias de hoje.
Waleska Sheila Gaspar
Mestranda em História (UPF)
A pesquisa objetiva analisar o processo de consolidação da reforma agrária na Fazenda Annoni situada na região Norte do RS, que ficou conhecida no país em 1985 quando foi palco de uma grande ocupação de terras organizada pelo Movimento dos Sem Terra (MST). Pretende-se compreender as transformações que ocorreram desde a conquista da terra através do assentamento, até os dias atuais, marcado pelo processo de titulação dos lotes, analisando o cumprimento da função social da terra. E com isso, contribuir para aprofundar o debate em torno do sucesso, bem como dos possíveis obstáculos à efetivação da reforma agrária no país.
Simone Lopes Dickel
Em nossa pesquisa, iremos analisar, os títulos das franquias de jogos digitais Call of Duty e Battlefield, lançados nos períodos de 2005 à 2013, objetivando compreender de que forma se dá a construção e representação dos Estados Unidos da América e dos norteamericanos, em contrapartida de seus inimigos (ideológicos, políticos ou econômicos) contemporâneos (chineses, russos, árabes), relacionando conflitos (militares ou políticos) com a narrativa dos videogames. Torna-se claro que ao analisarmos a construção de narrativas nos jogos digitais estamos analisando uma fonte de representações que é comercializada e consumida através do globo por milhões de pessoas influenciando e sendo influenciada por elas. Outro fator que devemos levar em conta é a quantidade de obras historiográficas, nacionais, sobre o assunto, que devido à sua exiguidade demonstra que temos muito a estudar e contribuir sobre assunto.
Ruggiero Moreira
Mestrando em História (UPF)
A pesquisa desenvolvida no meu doutorado visa conhecer a diversidade de cogumelos e orelhas-de-pau que ocorrem nos estados do Amazonas e Rio Grande do Sul, e além disso, estudar o potencial de alguns destes fungos acumularem metais, para serem aplicados no tratamento de efluentes.
Letícia Osório da Rosa
Doutoranda em Biotecnologia (UCS)
As Firmas Bromberg & Cia. integraram, no passado, o alto comércio teuto-rio-grandense no Brasil. A concepção capitalista e o espírito empreendedor dessa família foi fundamental para o surgimento das primeiras indústrias no Rio Grande do Sul. Por meio da importação de maquinário alemão e do consequente processo de industrialização, os gestores da Bromberg transformaram-se nos executores de um processo de modernização histórica no Estado. Nesse sentido, minha investigação aborda a forma como esses empreendedores expandiram seus negócios, tornando-se referência no Brasil.
Janete da Rocha Machado
Doutoranda em História (PUCRS)
O Batuque é um culto de matriz africana fortemente estabelecido no Rio Grande do Sul. Minha pesquisa visa explorar de que forma a performance corporal (canto e dança) em festividades do Batuque, materializam elementos das narrativas mitológicas africanas, em especial a do povo Iorubá. Esta pesquisa possibilitará conhecer e acessar práticas religiosas que também fazem parte de nossa cultura.
Carina Monteiro Dias
Mestranda em Letras e Cultura (UCS)
Minha atual pesquisa objetiva avaliar o desempenho físico e a qualidade de vida de pacientes submetidos a cirurgia cardíaca. Este estudo trará diversas contribuições para a área da saúde, como o aperfeiçoamento dos profissionais na execução de uma reabilitação cardíaca segura, na criação de intervenções mais adequadas e no cuidado integral ao paciente.
Lilian Regina Lengler Abentroth
Mestranda em Promoção da Saúde (UNISC)
Sou pesquisadora do curso de Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental trabalhando com a temática Agricultura Familiar Sustentável. Desse modo, além de disseminar a importância da produção, distribuição e consumo sustentáveis, também é explorado questões sociais como o empoderamento da mulher e a valorização do jovem no campo. Buscou -se o diagnóstico de uma região, práticas e iniciativas globais, somado a diretrizes para fomentar a Agricultura Familiar. Essa pesquisa é de grande valia para a sociedade pois visa contribuir com a segurança alimentar, trazendo a importância da diversidade e dos canais de distribuição dos alimentos, ademais o papel das entidades ligadas nessa temática.
Leila Dal Moro
Doutoranda em Engenharia Civil e Ambiental
Desenvolvo uma pesquisa que aborda os direitos da criança no que tange a atenção à saúde mental relacionada ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade nas escolas públicas, através da união de ações das Secretarias de Saúde e da Educação, buscando uma maior efetividade de direitos.
Letícia Thomasi Jahnke Botton
Doutorado em Direito (UNISC)
A temática da pesquisa aborda a intrusão nas cercanias de Campo Erê, região do Oeste de Santa Catarina fronteira com o Paraná. Grupos de pequenos agricultores ocupavam essa área no sistema de posse, que criou uma grande instabilidade social, tendo o INCRA atuado na regularização das terras. A temática contribui com a História da região, com os processos migratórios, a lógica histórica da intrusão e desintrusão de grupos que viviam no sistema de posse na região pesquisada.
Luiz Fernando Ferrari
Doutorando em História Regional (UPF)
A minha pesquisa propõe identificar modelos de gestão de negócios via modelos culturais. Assumo o interfaceamento entre linguagem, cultura e cognição e, por esse viés, defendo a possibilidade de um trabalho interdisciplinar entre as ciências sociais e as ciências cognitivas. Tendo como principal aparato teórico a Linguística Cognitiva e a Antropologia Cognitiva, trato de modelos culturais, aplicando-os ao contexto empresarial, contribuindo, assim, com o entendimento de como ocorre a aquisição de esquemas culturais, que esquemas culturais são adquiridos, qual sua força motivacional e como os membros de uma mesma organização empresarial compartilham conceitos e valores que estão na base do negócio. A partir deste estudo, é possível desenvolver um design teórico-metodológico, descritivo-exploratório, que dê conta de auxiliar as empresas a analisar, avaliar e planejar ações que mantenham ou alterem modelos culturais vigentes.
Samanta Kélly Menoncin Pierozan
Doutoranda em Letras (UCS/UniRitter)
Sou bolsista Capes, modalidade Taxa vinculada ao programa de mestrado em Direito da UPF - Passo Fundo. Minha pesquisa é sobre as relações sociais e dimensões do poder no encarceramento feminino. Além de apresentar dados acerca das crescentes taxas de encarceramento, busco investigar se a implementação de políticas públicas de gênero, no ambiente carcerário, possibilitará que àquelas mulheres se emancipem.
Joana Silvia Mattia Debastiani
Mestranda em Direito (UPF)
Com o apoio da Capes, nosso grupo de pesquisas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Endocrinologia e ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, está buscando uma novo tratamento para a perda de peso, associando dieta e modulação elétrica cerebral (tDCS). A tDCS é um método não invasivo de estimulação cerebral, indolor, barato e livre de efeitos colaterais. Nossa hipótese é que o uso da tDCS em um local específico do cérebro responsável pelo desejo e impulso de comer, poderia reduzir a vontade de comer em pessoas com excesso de peso. Em caso de resultados positivos, a tDCS poderia ser considerada como um tratamento coadjuvante às dietas de emagrecimento no tratamento da obesidade, livre dos efeitos colaterais próprios das medicações já existentes no mercado.
Carina de Araujo
Doutoranda em Ciências Médicas - Endocrinologia (UFRGS)
Minha tese explora a relação entre doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e erosão dentária. A DRGE causa sintomas incômodos devido ao conteúdo refluído ser extremamente ácido, podendo, em casos graves, ocasionar câncer de estômago. Na cavidade oral, a DRGE ocasiona as erosões dentárias, que é caracterizada pela perda da estrutura mineralizada dos dentes, gerando desde sensibilidade (dor) até grandes perdas da estrutura dentária. Minha tese consiste em estudar um tipo de ácido presente no refluxo, os ácidos biliares. Como contribuição para a sociedade, entenderemos melhor a relação entre DRGE e as erosões dentárias, de forma a criar um ambiente multidisciplinar para tratar essas duas condições de forma preventiva evitando danos maiores aos dentes e também a saúde de forma geral.
Daiane Cristina Milani
Doutoranda em Odontologia (UPF)
Eu estudo a transformação do capim elefante, uma gramínea muito comum na nossa região, em gases combustíveis, por meio da gaseificação do material com dióxido de carbono. Este combustível é uma alternativa às fontes fósseis e também contribui para a diminuição das emissões de CO2 na atmosfera."
Christian Manera
Mestrando em Engenharia de Processos e Tecnologias (UCS)
O estudo se propõe investigar se a leitura de narrativas ficcionais influencia a empatia e esta influencia a maneira que realizamos julgamentos morais. Estudos apontam que a leitura de narrativas ficcionais melhora o desempenho em medidas de avaliação de empatia. A empatia é um mecanismo importante no julgamento moral, investigar melhor esta relação junto à leitura de narrativas ficcionais pode nos ajudar a compreender melhor a maneira que o indivíduo determina se uma ação é aceitável o condenável.
Bruno Dalpiaz
Mestrando em Cognição Humana (PUCRS)
Minha pesquisa aborda a materialização da mitologia iorubá nas performances corporais realizadas em xirês de Batuque, culto de matriz africana fortemente estabelecido no Rio Grande do Sul.
Carina Monteiro Dias
Mestranda em Letras e Cultura (UCS)
Compostos bioativos, tais como β-caroteno, encontrado na cenoura, licopeno encontrado no tomate ou zeaxantina, encontrada no goji berry, são compostos que conferem cor aos alimentos e além disso trazem benefícios a saúde humana, podendo diminuir o risco de desenvolver certas doenças, como câncer ou doenças cardiovasculares. No entanto, tais compostos se degradam quando em contato com luz, calor e oxigênio. A fim de aumentar a vida útil destes compostos e garantir a sua funcionalidade, o nanoencapsulamento surge como uma alternativa. Através do nanoencapsulamento os compostos são protegidos por um material de parede, ou seja, um polímero que tem a função de protegê-los da degradação, fazendo com que mantenham a sua funcionalidade por mais tempo. Além disso, o nanoencapsulamento permite a liberação controlada dos compostos, fazendo com que estes sejam liberados aos poucos nos alimentos ou no organismo humano. No mercado já existem alimentos contendo compostos nanoencapsulados, como é o caso do “Mentos” que contém em sua formulação aromas nanoencapsulados, fazendo com que estes aromas permaneçam por mais tempo no paladar do consumidor.
Camila de Campo
Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFRGS)