Um escritor indígena, um poeta angolano e a esposa de José Saramago. Na Praça da Alfândega. Daniel Munduruku, Ondjaki e Pilar del Río são algumas das presenças confirmadas na programação da 63ª Feira do Livro, que, além de homenagear os países nórdicos, tem como pauta principal a diversidade.
Confira abaixo a lista completa dos escritores internacionais que integram a programação do evento – divididos por país.
BRASIL
Conceição Evaristo (Belo Horizonte, 1946)
Doutora em Literatura Comparada pela UFF, é um dos principais nomes da literatura contemporânea em língua portuguesa atualmente. Autora de romances sobre discriminação racial, de gênero e de classe, como Ponciá Vicêncio (2003), tem atividades confirmadas no evento em 7 e 8 de novembro.
Christina Rickardsson (Diamantina, Minas Gerais, 1983)
Adotada por uma família sueca aos oito anos, depois de viver em uma caverna e em uma favela, a escritora e empreendedora publicou um livro sobre sua vida que se tornou best seller, em 2016. Participa da Feira no dia 5 de novembro, às 18h.
Daniel Munduruku (Belém, Pará, 1964)
Diretor presidente do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais, o escritor indígena é autor de 50 livros para crianças, jovens e educadores, Comendador e Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República e membro fundador da Academia de Letras de Lorena. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Jabuti. Tem encontro marcado com leitores na Feira do Livro em 8 e 9 de novembro.
Rubens Valente (Goiorê, Paraná, 1970)
Jornalista da Folha de São Paulo desde 2000, investiga a história esquecida dos índios brasileiros na obra Os Fuzis e as Flechas, em que revela o sofrimento do povo nativo durante a ditadura militar brasileira. Fala no dia 12 de novembro, às 15h.
Leia também
Tulio Milman: é correto cobrar impostos de clubes de futebol
Universidade alemã descobre a fórmula para o "fim do racismo"
Derrubada liminar que permitiu que prefeito de Capão da Canoa concorresse nas últimas eleições
ESPANHA/PORTUGAL
Pilar del Río (Castril, Espanha, 1950)
Presidente da Fundação José Saramago, foi casada com o escritor de 1988 a 2010, ano de sua morte. É jornalista, tradutora e organizadora do volume de correspondências trocadas entre Saramago e Jorge Amado. Em maio de 2017, recebeu o Prêmio Luso-Espanhol de Arte e Cultura na Biblioteca Nacional da Espanha. Seu trabalho atual à frente da fundação mantém viva a memória do escritor português, Nobel de Literatura de 1998. Presença confirmada no dia 3 de novembro, às 18h.
PORTUGAL
Ricardo Araújo Pereira (Lisboa, Portugal, 1974)
Jornalista, roteirista, humorista e colunista da Folha de São Paulo, é autor de A doença, o sofrimento e a morte entram num bar, uma espécia de manual de escrita humorística. no dia 8 de novembro, às 18h. Ganhador do Grande Prêmio da Crônica pelo livro "ovas Crónicas da Boca do Inferno, participa da feira no dia 8 de novembro, às 18h.
ANGOLA
Ondjaki (Luanda, Angola, 1977)
Prosador e poeta, foi premiado diversas vezes com títulos como o Jabuti e o Prêmio Literário José Saramago. Também escreve para cinema e teatro, tendo co-realizado o documentário Oxalá cresçam pitangas – histórias de Luana. Suas obras foram traduzidas para línguas que variam do francês até o chinês. Estará na Feira no dia 13 de novembro, às 18h.
FINLÂNDIA
Kati Närhi (Helsinque, Finlândia, 1973)
Quadrinista, ilustradora, cartunista e roteirista, é um dos principais nomes da HQ contemporânea em seu país, tendo ganhado o Prêmio Graphic Novel Finlândia com o terceiro capítulo da trilogia Agnes, o sétimo dos visitantes. Fala na Feira no dia 5 de novembro, às 18h.
NORUEGA
Dag Solstad (Sandefjord, Noruega, 1941)
O premiado escritor é um dos mais importantes da cena literária norueguesa, com mais de 30 livros publicados e diversos prêmios conquistados. Na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, Solstad lançará o seu segundo livro em português, também pela Editora Numa. Participa do evento no dia 11 de novembro, às 18h.