Alguns destaques do Relatório Anual 2016/17 da Anistia Internacional no que diz respeito ao Brasil:
- A polícia continua a usar força desnecessária e excessiva, particularmente no contexto de protestos.
- Jovens e negros, principalmente aqueles que vivem em favelas e outras comunidades marginalizadas, foram atingidos desproporcionalmente com violência por oficiais da lei.
BALANÇO NEGATIVO 2
Segue o relatório:
- Defensores dos direitos humanos, especialmente aqueles que lutam por direitos de terra e meio ambiente, enfrentaram aumento nas ameaças e ataques.
- A violência contra mulheres e garotas permaneceu difundida.
- Violações dos direitos humanos e discriminação contra refugiados, asilados e migrantes se intensificaram.
CONTINUE LENDO O INFORME ESPECIAL DESTA SEGUNDA-FEIRA (27/2)
A PROPÓSITO
Os escândalos envolvendo figuras do alto escalão de Michel Temer deixaram de ser casos isolados (se é que algum dia foram vistos assim) para se revelarem como modus operandi da política nacional em geral, apesar das exceções.
Os critérios de Temer para afastar os suspeitos não ajudam a conferir uma aura de transparência à gestão.
Leia também:
"Fogo amigo" deixa incerto futuro de Padilha no governo Temer
Depoimento de Yunes reforça delação da Odebrecht
Ministro José Serra pede demissão do cargo
SERPENTINA
Este será lembrado como o Carnaval da polaridade entre os críticos das marchinhas politicamente incorretas e os defensores da liberdade de expressão. Mas é um falso dilema: ambos podem conviver na folia, mesmo que em blocos diferentes.
A arte e a cultura sempre permitiram releituras criativas, politizadas ou não. Há espaço para quem cultive a tradição e para quem deseje subvertê-la.
CIFRAS E ALGORITMOS
A liderança mundial da China na área de fintech – tecnologia aplicada às finanças – é destaque na The Economist. Segundo a revista, aquele país é, de longe, o maior mercado de pagamentos digitais.
Um ranking das cinco empresas de fintech mais inovadoras do mundo inclui quatro companhias de lá. E, na última década, a China se tornou a nação com o maior número de usuários da internet – são mais de 700 milhões.
PÓS-VERDADE
Donald Trump faz o movimento típico dos populistas: escolhe bodes expiatórios e conclama a população para combatê-los. Um dos "inimigos públicos" apontados pelo presidente americano é a imprensa. Trump cobra imparcialidade dos veículos de comunicação ao mesmo tempo em que privilegia sites simpáticos ao seu governo.
Quanto tempo vai durar a guerra aos fatos?
LUZES DO PASSADO
Em uma época de incompreensão e desinformação sobre o Islã, o jornalista Christopher de Bellaigue acaba de lançar na Inglaterra um livro que deve oferecer uma nova visão sobre o tema: The Islamic Enlightenment (O Iluminismo Islâmico, em livre tradução) narra como os mundos árabe, turco e persa foram transformados por ideais e práticas modernos e questiona se esse legado estaria em risco hoje.
DIREITO DE PERGUNTA
Há luz no fim do túnel do Presídio Central?