Equilibrar as contas públicas será um problema para os prefeitos recém-empossados. Mas o maior desafio será manter e, se possível, melhorar os serviços públicos. É o que a população espera em troca do pagamento de impostos, que – todos sabemos – têm baixo custo-benefício. Inovação deveria ser palavra de ordem daqui para a frente.
CONTINUE LENDO O INFORME ESPECIAL DE TERÇA-FEIRA (3/1)
Uniforme 1
Uns dirão que foi um mero ato populista. Outros concluirão que foi uma valorização dos trabalhadores. Na segunda-feira (2/1) de manhã, o novo prefeito de São Paulo, João Doria, vestiu-se de gari. Garantiu que fará isso todas as semanas, até o fim do mandato. Foi a primeira expectativa de campanha que se cumpriu: a de ser um político que não se diz político.
Uniforme 2
Em tempos de descrença da população no sistema político, Doria é um estrategista.
Homenagem animal
Barack Obama está deixando a Casa Branca, mas biólogos lembrarão para sempre de seu nome. Ao longo dos anos, diferentes cientistas homenagearam o democrata ao nomear espécies de seres vivos. A revista Science listou nove casos. O mais recente foi o do Tosanoides obama, um peixe rosa e amarelo que habita uma reserva no Havaí. Outros exemplos são a aranha Aptostichus barackobamai e o pássaro Nystalus obamai.
História
É bem documentado o envolvimento que o influente filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976) teve com o nazismo. Um livro lançado na Alemanha, intitulado Heidegger e o antissemitismo (em tradução literal), lança novas luzes sobre esta relação. Mostra que o pensador tinha consciência do que estava fazendo: tentou persuadir o irmão, Fritz, a aderir ao nazismo e chegou a lhe dar como presente de Natal um exemplar de Minha luta, de Hitler.
Dito e feito
Vale a pena ficar de olho nas perspectivas para 2017 que a Eurasia Group divulgará na terça (3/1). No início de 2016, a consultoria de risco previu que, caso Dilma sofresse impeachment, Temer não faria muito melhor. Seu governo contaria com uma onda inicial de otimismo da iniciativa privada e proporia reformas estruturais. Mas 2016 seria caracterizado pelo aprofundamento da crise no Brasil.
Ação e reação
Uma mulher relatou um caso de homofobia ao visitar a exposição de Mondrian no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio. Um sujeito que seria namorado de uma funcionária da instituição teria escrito "Fora, lésbica!" em um espaço interativo. O CCBB-RJ respondeu que está apurando o caso e que tomará "as medidas legais e judiciais cabíveis". Divulgou, ainda, que a funcionária envolvida foi afastada.
Luto
Com a morte do economista britânico Anthony Atkinson, aos 72 anos, o mundo perdeu um dos maiores pensadores da justiça social. Atkinson foi um dos grandes estudiosos da desigualdade e tornou-se mentor intelectual de Thomas Piketty, embora este tenha ficado mais conhecido do grande público. O livro Desigualdade – O que pode ser feito? foi lançado no Brasil em 2016 pela editora Leya.