PRA LÁ DE MARRAKESH 1
A Conferência do Clima de Marrakesh, no Marrocos, começa hoje com uma notícia indigesta. Na quinta-feira, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente divulgou um relatório segundo o qual o mundo experimentará um aquecimento de 2,9ºC a 3,4ºC mesmo que sejam cumpridas as metas do Acordo de Paris – que entraram em vigor na sexta. O objetivo era manter o aquecimento abaixo de 2ºC.
PRA LÁ DE MARRAKESH 2
Para atingir a meta de redução de gases, seria necessário "desligar" o equivalente a uma China e um Canadá, segundo comparação do Observatório do Clima.
PRAÇA DOS LIVROS
Apesar dos problemas do Brasil e do mundo, ela está lá para nos oferecer uma esperança. A Feira do Livro de Porto Alegre estava linda no fim de semana ensolarado, repleta de gente procurando boas leituras. Nas salas de espaços culturais do Centro, mais alento: público interessado em ouvir o que os escritores, filósofos, historiadores e psicanalistas têm a dizer – e eles têm muito. A programação segue até dia 15, todos os dias.
NAS RUAS 1
No Brasil, ocorre um curioso fenômeno: notícias de manifestações populares em diferentes partes do mundo são saudadas com entusiasmo. Foi o caso da Primavera Árabe e da manifestação na Ucrânia pela integração europeia – e, mais recentemente, dos protestos de mulheres na Polônia e na Argentina. Mas demonstrações como as ocupações nas escolas e universidades são vistas, por alguns segmentos, com desconfiança e crítica. É um tema para reflexão.
NAS RUAS 2
Manifestações populares deveriam ser recebidas pelos governantes com propostas de diálogo. Afinal, os políticos estão a serviço dos que os elegeram.