O comércio informal voltou a crescer no centro de Porto Alegre. A constatação é do Sindilojas da Capital. Um levantamento realizado junto aos lojistas apontou: 53% notam maior dificuldade de circulação e de visualização de vitrinas em função de camelôs e de vendedores ambulantes.
NOVO VELHO ASSUNTO 2
O presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, alerta: "É uma concorrência desleal, porque os preços baixos dos produtos vendidos no comércio informal não são impactados pela alta tributação que existe sobre o varejo, aluguel, energia elétrica, segurança privada e custos com a folha de pagamento dos funcionários".
FERIADÃO
Madrugada em Atlântida. Pelas 4h, um grupo animadíssimo de jovens começa uma festa na praça central. Som alto, gritos eufóricos. Os vizinhos acordam. Muitos telefonam para a Brigada. E ouvem a mesma explicação.
"Já recebemos inúmeras ligações, mas infelizmente só possuímos uma viatura para todo o município de Xangri-lá. Neste momento, ela se encontra em uma ocorrência. Entendemos sua situação e de todos os outros vizinhos, mas nada podemos fazer”.
A festa acabou às 7h da manhã.
CONEXÃO SUBMARINA
A partir do fim do ano que vem, o Sul contará com mais uma opção de transmissão de dados. A chegada de uma rota de cabos submarinos de fibra óptica dos Estados Unidos até o Uruguai deve diminuir a instabilidade das redes. Até o momento, toda a conexão daqui chega a partir de São Paulo.
DE SOLA
Um comentário foi o suficiente para a New Balance incendiar, literalmente, um novo tipo de protesto eleitoral nos Estados Unidos. Além das manifestações pelas ruas, agora os americanos também estão devolvendo e até queimando tênis da marca. Motivo: um RP da empresa disse em entrevista que a vitória de Trump foi um passo "na direção certa".
CINDERELA GAÚCHA
Mais uma utilidade para o GPS implantado pela EPTC nos táxis da Capital: encontrar itens perdidos. Com base no horário e na rota da corrida, a mãe de uma debutante conseguiu localizar o sapato que a filha usaria em sua festa de 15 anos, esquecido em um dos 18 veículos encontrados na busca.
PASSOS À FRENTE
Em Las Vegas, um novo sistema de iluminação urbana já está em fase de testes. Criada pela EnGoPlanet, a tecnologia limpa usa, além de energia solar, os passos dos pedestres para acender postes de LED, alimentar câmeras de segurança, pontos wi-fi e estações de carregamento de dispositivos.
Segundo a EnGoPlanet, postes de luz do mundo todo produzem 100 milhões de toneladas de gás carbônico por ano.