Caro prefeito (X) Marchezan ( ) Mello:
Parabéns. Todos sabemos quanto o senhor se empenhou e quanta vontade tinha de vencer a eleição. São grandes os desafios que o senhor e sua base de apoio, liderada pelo (X) PSDB ( ) PMDB, terão pela frente.
Sempre achei meio babaca essa história de carta ao presidente, ao governador, à nação. Só não achei babaca a Carta ao Pai, escrita por Kafka. Contradizer-se é chegar sozinho ao outro lado da verdade, ensinou Mario Quintana. Lá vou eu.
Se eu pudesse lhe pedir uma coisa, uma só, seria esta: não deixe que as picuinhas da gestão lhe ocupem tempo demais. O senhor, prefeito (X) Marchezan ( ) Melo, foi eleito para gerir e pensar a cidade de hoje, mas também a de amanhã.
Para que consiga, não aceite incompetentes no seu governo só porque o partido A ou B indicou. Rompa com essa lógica desonesta de formar equipes em nome de uma falsa governabilidade. Forme sua equipe pensando na cidade. O senhor terá apoio, garanto. E tempo para fazer o que realmente precisa: olhar Porto Alegre de uma forma ampla.
Seja ambicioso. Gosto de prefeitos que querem ser governadores e presidente. Mas lembre-se: a lógica mudou. "Vencer" não é tudo. "Como vencer" também é importante. Falo aqui sobre ética, transparência, generosidade e solidariedade. Por mais contraditório que pareça, não pense no reconhecimento imediato. O verdadeiro líder está na frente e, por isso, muitas vezes não é compreendido.
Governe também para os que votaram nulo, em branco e para os que simplesmente não quiseram votar, enojados que estão com esse clima de brutalidade política que o senhor ajudou a construir nessa campanha violenta e sem graça.
Esqueça essa ladainha de "governar para todos". Decidir é contrariar. Tenha coragem de contrariar os interesses de quem não está acostumado a ter interesses contrariados. Mas sem ranço ideológico. Faça quando for o melhor para a cidade.
Por fim, senhor prefeito (X) Marchezan ( ) Melo, espero me lembrar de reler esta carta daqui a quatro anos. Tomara que minha previsão esteja equivocada: em 2020, muitas de suas promessas não terão sido cumpridas. Mas, por favor, cumpra a promessa de não dizer que a culpa é dos outros.
Estou torcendo pelo seu sucesso. A única coisa que ainda farei antes de publicar este texto é marcar os "x" nos lugares certos.
Será fácil. Difícil é marcar um "x" no lugar certo antes de saber o que vai acontecer. Por isso, a eleição é fascinante.
Boa sorte. Obrigado e um abraço!