O dado é do Unicef. Uma em cada quatro crianças do mundo cresce em regiões onda há guerra. São 250 milhões de pequenos seres humanos. Só na Síria, foram detectadas mais de 1,5 mil violações aos direitos infantis.
Má vontade 1
Manchete de ontem. Capa do site na CNN: “Polícia do Rio avisa turistas de que não terá capacidade de protegê-los”. Na verdade, a frase se refere a uma manifestação sindical. Legítima, mas parcial. Só o Exército terá mais de 20 mil homens nas ruas.
Má vontade 2
O Rio tem seu problemas. São muitos. Mas amplos setores da imprensa estrangeira adotaram a pegação no pé como linha editorial. Qualquer detalhe negativo vira manchete. Tive a oportunidade de cobrir três Olimpíadas. Em Barcelona, faltaram uniformes para os voluntários.Em Londres, vi um atleta alemão ser roubado no metrô.Em Beijing, um cidadão norte-americano foi assassinado em meio aos jogos.Em Atlanta, que não cobri, um bomba explodiu em um parque.Ninguém falou em vexame ou fiasco. No fundo, americanos e europeus parecem magoados pelo fato de terem sido preteridos na escolha do país-sede.
Longo caminho
O projeto que trata sobre a desvinculação dos Bombeiros, hoje ligados à Brigada Militar, é apenas o começo. Para que a separação efetivamente aconteça, outras iniciativas deverão ser tomadas pelo Piratini.
Emoção
No meio da tarde, um PM aposentado ligou para o Informe Especial. Identificou-se e disse: “Nosso colega morreu com salário parcelado...”. Caiu no choro logo depois. Soluçava. Não conseguiu terminar a frase.Ele tem razão. Porque a morte cobra à vista.
Quase meio século
Está pronto.O livro que conta a história do mais querido programa esportivo do rádio gaúcho será lançado no dia 11, no Gaúcha Sports Bar. Atuais e antigos integrantes, em princípio, confraternizarão.Júnior Maicá e Cléber Grabauska escreveram Sala de Redação, aos 45 do primeiro tempo. Um documentário produzido pela Mainquest faz parte do projeto.Será também a festa de 45 anos do Sala.
Antes da chuva
Porto Alegre: sede de sol.