Começou na noite desta segunda-feira (12), no Palácio dos Festivais, a competição de curtas-metragens nacionais do 52º Festival de Cinema de Gramado, que só não ficou restrita às exibições no Canal Brasil pela ação de entidades do setor cinematográfico do RS junto à Gramadotur, autarquia organizadora do evento.
— Junto à APTC-RS (Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos), ao SIAV-RS (Sindicato da Indústria Audiovisual), à Fundacine e à ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do RS), entendemos que a mostra de curtas brasileiros é um elemento importante para tornar Gramado uma janela de encontro de novos talentos com grandes nomes do cinema nacional e uma oportunidade ímpar para a divulgação do formato para o grande público. Assim, conseguimos manter a exibição da mostra dentro da programação do evento, em caráter presencial — comentou, em julho, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.
Seis filmes foram exibidos: Maputo (SP), de Lucas Abrahão, Ponto e Vírgula (RJ), de Thiago Kistenmacker, Castanho (AM), de Adanilo, Pastrana (RS), de Melissa Brogni e Gabriel Motta, A Casa Amarela (PR), de Adriel Nizer, e Via Sacra (DF), de João Campos. Nesta terça (13), será a vez de ver os outros seis curtas-metragens concorrentes aos Kikitos que serão entregues no sábado (17): Movimentos Migatórios (BA), de Rogério Cathalá, Navio (RN), de Alice Carvalho, Larinha R. Dantas e Vitória Real, Fenda (CE), de Lis Paim, Ressaca (MG), de Pedro Estrada, A Menina e o Pote (PE), de Valentina Homem, e Ana Cecília (RS), de Julia Regis.
O representante gaúcho da segunda noite traz no elenco Luiza Quinteiros, Amanda Grimaldi, Áurea Baptista e Márcia Cordioli. A sinopse diz: "A pequena cidade onde Ana Cecília vive não comporta seus sonhos. Entre rusgas com a irmã mais velha e a descoberta do primeiro amor, ela depara com os desafios de entender quem é, dentro e fora da sua família".
Na noite de segunda, a quarta do Festival de Gramado, chorei pela primeira vez no Palácio dos Festivais. Foi por causa de Pastrana, filme realizado em Novo Hamburgo que, na premiação dos curtas do RS, no domingo (11), ganhou na categoria de melhor produção executiva (Graziella Ferst e Marlise Aúde) e recebeu o troféu da ACCIRS. Tem reprise nesta terça (13), às 19h, no Canal Brasil.
Trata-se de uma homenagem de Melissa Brogni ao skatista catarinense Allysson Nascimento, mais conhecido como Allysson Pastrana, que morava em Novo Hamburgo e que morreu aos 18 anos, em novembro de 2018, após grave acidente durante o Mundial de Skate Downhill na Vista Chinesa, Zona Sul do Rio. Fã do piloto de acrobacias estadunidense Travis Pastrana, o brasileiro disputava a segunda bateria das quartas de final, quando, na última curva do trajeto, uma moto da organização, que subia fazendo o caminho contrário, se chocou com ele. De acordo com relatos, Allysson estava a quase 90km/h na descida, enquanto a moto tinha velocidade próxima a 60km/h.
Melissa Brogni e Gabriel Motta fizeram um filme que é a um só tempo sofisticado e emotivo. A montagem de Bruno Carboni costura imagens de arquivo — muitas delas captadas pela própria Melissa, que paulatinamente aprimorou a forma de gravar as descidas de skate nas estradas — com cenas registradas pela diretora de fotografia Lívia Pasqual. Os depoimentos nunca são diretos para a câmera: a edição prefere narrações em off, ilustradas por planos poéticos.
O curta jamais escorrega para o sensacionalismo ou o sentimentalismo. A tragédia é tratada com discrição, mas os diretores não edulcoram o seu impacto: por luto ou por medo, alguns amigos de Pastrana, incluindo Melissa, já não descem mais tanto de skate. A ausência é lembrada não aos prantos, mas com recordações da alegria que era estar com Pastrana.
Eu é que chorei diante da beleza contundente do epílogo de Pastrana, um casamento perfeito dos trabalhos de direção de fotografia, edição e trilha sonora (composta por Jonts Ferreira), emoldurado pelo último depoimento de Melissa: "Obrigado por me ensinar a parar o tempo. A acelerar o tempo. A voltar no tempo".
E me arrepiei de novo só de lembrar dessa cena.