Desde antes da pandemia, a Badejo Experiências Culturais já promovia caminhadas para conhecer a história de Porto Alegre. Durante o período de atividades externas suspensas, a jornalista e guia turística Maria Lúcia Badejo organizava lives no YouTube com especialistas sobre a Capital.
Aos poucos, exigindo máscara e limite de participantes, essas caminhadas estão sendo retomadas. Trazer um novo olhar por antigos caminhos nos faz mais próximos das nossas cidades. É sempre muito bacana conhecer melhor as ruas e esquinas pelas quais passamos centenas, milhares de vezes.
No próximo sábado, dia 11 de dezembro, às 15h, o passeio vai mostrar a Rua da Praia: do Largo da Forca ao Largo da Quitanda. Mesmo tendo sido batizada de Rua dos Andradas, a maioria dos porto-alegrenses ainda chama sua rua mais antiga de Rua da Praia.
O roteiro começa na Praça Brigadeiro Sampaio, antigo Largo da Forca, que fica na esquina das ruas dos Andradas e General Portinho. A caminhada ainda vai trazer fatos e curiosidades de prédios como a Igreja Nossa Senhora das Dores e o Hotel Majestic.
As vagas são limitadas, e as inscrições, gratuitas — ao final, os participantes podem contribuir com o valor que quiserem, em espécie ou Pix. Inscrições pelo site. Informações pelo telefone (51) 99999-3633.
Pastéis de Belém
A Katiani Guzon foi várias vezes a Portugal trabalhando como comissária de bordo em voos internacionais. Foi assim que se apaixonou pelos pastéis de nata tradicionais de Lisboa e Porto. E como não encontrava aqui no Brasil nenhum doce parecido, resolveu criar os seus próprios pastéis de nata — ou de Belém, como também são conhecidos. Estudou gastronomia em São Paulo e neste ano, resolveu montar sua própria cozinha. Deu muito certo. A PortuGaia traz pastéis com textura perfeita, e o creme lembra muito o sabor da iguaria lusitana.
Cada doce custa R$ 6,90, com pedido mínimo de seis unidades. Entregam de quarta a sábado, das 14h às 18h. Encomendas com antecedência pelo telefone/WhatsApp (51) 9896-45854. Mais informações no perfil do Instagram.
Cinema francês
E quem curte a qualidade do cinema francês tem até 8 de dezembro para assistir ao Festival Varilux de Cinema Francês. São 17 filmes inéditos e dois clássicos. Na programação, estão obras premiadas e participantes de festivais como Cannes, Toronto, Veneza e San Sebastian.
No Rio Grande do Sul, as cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas têm cinemas que participam da mostra.
Bolo de amor
Mais uma história que deu bolo — e delicioso! A farmacêutica Tábata Colpo engravidou em 2017 e ficou fora do mercado até 2020. Resolveu voltar, mas fazendo algo que amava mais do que a profissão que exercia até então: virou boleira.
São aqueles bolos feitos com carinho e que têm gostinho de receber em casa, sabe? Provei o de nozes com leite condensado e juro que desta vez não queria dividir com ninguém (mas dividi, né, gente, que sou generosa). Ela faz também os bolos “vulcão” de cenoura, chocolate, coco, limão e branquinho.
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados, das 8h ao meio-dia. Encomendas pelo WhatsApp (51) 99830-5350 ou pelo perfil no Instagram.