A energia de Punta del Diablo arrebata na chegada: fique de chinelos, deixe cabelos ao vento e só use roupa de banho. Esse lugar te convida a relaxar e deixar toda a correria para trás.
O povoado uruguaio é cada vez mais querido pelos veranistas gaúchos. Distante pouco mais de seis horas de Porto Alegre e a 45 quilômetros da fronteira brasileira do Chuí, tem três praias centrais: La Viuda, com mar mais aberto e dunas que avançam sobre condomínios na orla; Pescadores, com águas calmas, barcos coloridos e preferida pelas famílias para o mate de final de tarde; e Rivero, opção dos surfistas e daqueles que gostam de virar a noite. Outras quatro – La Moza, Las Achiras, Playa del Barco e Playa Grande – ficam dentro do parque nacional Fortaleza de Santa Teresa, localizado na cidade de Castillos, mas pode ser visitado por quem veraneia em Punta del Diablo. É possível chegar até as praias a pé, atravessando um trecho de pedras após Rivero, mas o caminho mais fácil é pela Ruta 9, de carro. O parque tem entrada gratuita e vale a visita também pelo acervo histórico e os museus.
Com a alta procura por brasileiros e argentinos, o valor da hospedagem inflacionou. Então, a dica é pesquisar alguma barbada em sites especializados. Os preços para comer fora são altos para os padrões brasileiros, já que você não gasta menos de R$ 60 por uma boa refeição acompanhada de bebida alcoólica. Dá para preparar comida em casa, já que são vários supermercados e “autoservícios” (espécie de armazém) espalhados pela praia, e deixar para descobrir as delícias do Uruguai em saídas garantidas. Uma delas é um restaurante afastado da praia, que mistura o ambiente despojado com gastronomia de qualidade: Il Tano. Jantei sozinha lá numa quinta-feira e fui muito bem recebida. Curti um som ao vivo de jazz e blues, tomei vinho em taça e pedi uma espetacular entrada de camarões frescos, além de um prato delicioso de raviolis caseiros, também recheados com camarões. Minha conta foi cerca de
R$ 100. A carta de vinhos (inclusive em taças) e cervejas é muito bem selecionada, com valores variados.
> Il Tano Cucina – Calle 5 y Calle 20, Punta del Diablo, Uruguai. Fone: +598 (96) 589-389.
> No roteirodasara.com tem um post completo sobre Punta del Diablo: viagem, praias, dicas, sites para pesquisar hospedagens, câmbio e outras opções de restaurantes e refeições.
Confira mais dicas no blog Roteiro da Sara