
O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Uma comitiva composta por cerca de 70 prefeitos, vereadores e secretários, representando 52 municípios gaúchos, passou os últimos dois dias em Brasília para pleitear recursos e investimentos no RS. Quem articulou a caravana por ministérios e gabinetes parlamentares foi o deputado estadual Adão Pretto (PT).
A comitiva passou por 11 ministérios, além do DNIT. Na Secretaria de Relações Institucionais, o grupo teria encontro com a ministra Gleisi Hoffmann, que de última hora não pode participar e delegou a agenda para o secretário especial de assuntos federativos, André Ceciliano. Ele apresentou aos municípios um panorama de todas as ações do governo federal ligadas à reconstrução, com atualização das demandas feitas pelas prefeituras.
No Ministério do Desenvolvimento Agrário, em uma reunião mais reservada, a comitiva pediu amparo adicional aos pequenos agricultores que estão sofrendo perdas com a estiagem. Dessa agenda, participaram o deputado e representantes de Aceguá, Cruz Alta e Nova Santa Rita. Além disso, uma representação indígena de Benjamin Constant do Sul participou do encontro para relatar que suas áreas têm sido muito atingidas por agrotóxicos dos produtores dos arredores.
Na tarde desta quinta-feira (27), em uma reunião no Ministério da Educação, os municípios pleitearam ampliação dos Institutos Federais e pediram mais ônibus escolares.
O planejamento da caravana começou ainda no ano passado. Segundo Adão, como a maior parte dos municípios é de pequeno porte, a união dos esforços na busca por investimentos fortalece o pleito e aumenta as chances de prosperar.
— Foram mais de 100 bilhões de reais para nosso Rio Grande na reconstrução do Estado, o maior auxílio que um estado já recebeu em momento de catástrofe. Entretanto, as cidades já tinham demandas anteriores, que precisam ser atendidas — defendeu o deputado.
Na comitiva formada por cerca de 70 políticos, estavam nove prefeitos do Interior. O grupo é composto majoritariamente por integrantes do PT, mas também tinha representantes de MDB, PDT, PSDB, União Brasil e PP entre os vereadores e secretários presentes.
Prefeitos na comitiva
- Barra do Guarita: Valcier Balestrin (PT)
- Entre Rios do Sul: Irson Milani (PT)
- Gramado dos Loureiros: Artur Cereza (União Brasil)
- Hulha Negra: Fernando Campani (PT)
- Maquiné: Luciano Alves (PDT)
- Nova Santa Rita: Rodrigo Battistella (PT)
- Novo Cabrais: Leodegar Rodrigues (PT)
- Palmeira das Missões: Evandro Massing (PT)
- Santa Bárbara do Sul: Leandro Veneral (PDT)