Desde que assumiu a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, a secretária Danielle Calazans promove iniciativas para envolver os servidores públicos em causas sociais. O outubro rosa é uma delas. Na manhã desta quinta-feira (24), servidores estaduais de diversas secretarias reuniram-se em frente ao prédio do Centro Administrativo Fernando Ferrari para mais uma vez participar da foto coletiva pelo Outubro Rosa.
A campanha tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, também, de colo do útero. A ação, que integra a Semana do Servidor 2024, foi feita em parceria com o IPE Saúde. A secretária não participou neste ano porque está em um simpósio na Flórida.
— Reforcem com seus familiares sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e da possibilidade de cura quando ocorre a detecção precoce. Cheguem em casa e conversem sobre o assunto, conto com a proatividade de todos — pediu o secretário-adjunto Bruno Silveira ao grupo que se vestiu de rosa para a foto.
Em apoio à campanha, o IPE Saúde isentou, pelo quinto ano consecutivo, a cobrança de coparticipação em exames de mamografia para as usuárias com idade entre 40 e 75 anos, em toda a rede credenciada. A medida visa incentivar a realização do exame de forma regular, ampliando as chances de diagnóstico precoce e tratamento eficaz da doença.
O Instituto Nacional de Câncer estima que, em 2024, a cada 100 mil mulheres, 66 irão detectar o câncer de mama, informou a gerente de Prevenção e Promoção à Saúde do IPE Saúde, Sâmara Schmidt Aguiar. E lembrou:
— A detecção precoce concede 95% de chances de cura, um percentual altíssimo. Convido a todos para saírem deste evento com a missão de informar corretamente três pessoas a respeito da prevenção.