Um dia depois de a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) ter anunciado o voto em Fernando Marroni, em Pelotas, o deputado Daniel Trzeciak confirmou o que já se sabia: seu voto será do candidato Marciano Perondi (PL). O próprio Perondi tinha dito à Rádio Gaúcha na segunda-feira (14) que Trzeciak estava comprometido com ele, mas o deputado corrigiu dizendo que ainda aguardava pela reunião do PSDB.
Dividido, o diretório do PSDB decidiu se manter em cima do muro, com a ressalva de que cada filiado ficaria livre para declarar seu voto. O governador Eduardo Leite ainda não se pronunciou.
Trzeciak justificou a opção por Perondi com o argumento de que é oposição do PT. E justificou:
— No segundo turno, mais do que escolher nomes, discutimos projetos. Eu tenho convicção, e não conveniência. Tenho lembrança do passado. Tenho consciência pelo presente e compromisso com o futuro. Tenho coerência. Quem acompanha o meu mandato sabe do meu comportamento, da minha postura como deputado federal. Sou oposição ao PT. Oposição a um governo que muito fala e pouco entrega. Oposição a quem roubou o Brasil.
O deputado disse que espeita a democracia e espera que “que todos respeitem a livre escolha de cada cidadão”:
— Não vou me omitir, muito menos trair a minha consciência. Vou honrar minhas convicções. Por morar em Pelotas e amar essa cidade, voto com esperança em dias melhores. Seguirei deputado federal para ajudar a minha cidade. No segundo turno, voto 22, voto Perondi. Não voto no passado! Eu escolho e acredito no futuro.