O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Durante incursão pelo Rio Grande do Sul, o ex-presidente Jair Bolsonaro criticou os órgãos ambientais Ibama e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em manifestação na cidade de Ijuí, no final da manhã desta sexta-feira (13), Bolsonaro disse que não abriu concurso para os institutos porque quanto menor for a presença deles, "melhor para todo mundo":
— Não abri concurso para Ibama nem ICMBio. Quanto menos dessa gente por aí, melhor para todo mundo — disse Bolsonaro, que foi ovacionado pelos apoiadores após a fala.
A manifestação ocorreu durante período em que o Estado está encoberto por fumaça, proveniente de incêndios florestais. Monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que o Brasil registrou 159.411 focos de incêndio entre 1º de janeiro e 9 de setembro deste ano — maior marca desde 2010, quando foram registrados 163.408 focos. Os vestígios destas queimadas formaram um corredor de fumaça que circula pela atmosfera, do norte ao sul do Brasil, com riscos à saúde e impactos ao meio ambiente.
O pronunciamento de Bolsonaro foi registrado no Instagram do deputado federal e presidente do PL no RS, Giovani Cherini. A fala sobre os órgãos ambientais aparece por volta dos sete minutos de vídeo:
A três semanas das eleições municipais, o PL trouxe mais uma vez o ex-presidente para percorrer cidades gaúchas. No Estado, Bolsonaro tratou de reforçar discursos da direita e produzir material para ser explorado nas campanhas dos candidatos liberais. Dessa vez, Bolsonaro ficou dois dias em solo gaúcho e encontrou apoiadores em pelo menos 10 cidades do Interior.
Com atos em Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo, Ijuí e Passo Fundo, o ex-presidente repetiu o tom dos discursos da sua última visita ao Rio Grande do Sul, quando abordou assuntos da política nacional, exaltando medidas da sua gestão e criticando o presidente Lula, o governo federal e o Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro também pediu apoio para candidatos da direita nas eleições municipais:
— Não iremos desistir dessa grande nação, a direita voltará, os conservadores voltarão e voltaremos a sorrir — disse, durante parada em posto de gasolina em Canguçu.
Bolsonaro começou a incursão por Pelotas, na quinta-feira (12), e percorreu municípios do Interior até chegar em Passo Fundo na sexta (13). No percurso, fez paradas em postos de combustíveis ou na beira de rodovias para pronunciamentos rápidos e fotos com apoiadores. O trajeto passou também por Tupanciretã, Cruz Alta, Panambi e Carazinho.
Nas agendas, Bolsonaro é sempre acompanhado de deputados federais do PL. A presença dos liberais nos municípios busca atrair eleitores e consolidar o voto em candidatos da sigla nas eleições municipais. O partido pretende eleger cem prefeitos em todo o Estado, e para isso confia em 291 candidatos à majoritária em municípios gaúchos, entre postulantes a prefeito e vice.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Rosane de Oliveira? Clique aqui e se inscreva na newsletter.