Jornalista formada pela PUCRS, colunista de Política de ZH e apresentadora do programa Gaúcha Atualidade, na Rádio Gaúcha.

Zona norte
Notícia

Novo campus do IFRS em Porto Alegre ficará em prédio doado pelo GHC

Estrutura abriga atualmente centro de aprendizado do Grupo Hospitalar Conceição

Henrique Ternus

Enviar emailVer perfil
Claudio Fachel / GHC / Divulgação
Doação do prédio já foi aprovada por conselho do GHC e MEC.

O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.

O novo campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) em Porto Alegre já tem endereço definido: será na Zona Norte, em um prédio doado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) na esquina da Rua Francisco Trein com a Avenida Grécia. A informação foi confirmada pelo reitor do instituto, Júlio Heck, que visitou o prédio na tarde desta segunda-feira (2) com equipes do GHC e do Ministério da Educação (MEC).

Atualmente, a estrutura abriga a Escola GHC, onde ocorrem capacitações, cursos técnicos e trabalhos de pesquisa na área da saúde. A doação do prédio já foi aprovada pelo conselho do GHC e recebeu o aval do MEC, e o que falta agora são os trâmites burocráticos no registro de imóveis. Este processo deve ser concluído na primeira quinzena de setembro.

— Tem sete, oito salas, entre administrativo e salas de aula, é um espaço pronto para início de atividades. Já é suficiente para iniciarmos a atividade. Tem também uma área livre onde vamos construir um novo bloco, que está bem encaminhado. Cada novo campus vai receber inicialmente R$ 15 milhões para construção, como foi anunciado pelo presidente Lula — celebra o reitor.

O terceiro campus do IFRS na Capital será nomeado Campus Porto Alegre — Zona Norte e terá "prioritariamente cursos técnicos na área da saúde", segundo Júlio Heck. Além de finalizar o processo de doação do prédio, o que falta para o início das aulas é a liberação e contratação de professores. 

A expectativa é de que tudo esteja concluído até o final do ano, com as aulas para cerca de 300 estudantes se iniciando já no primeiro semestre de 2025. Após a ampliação, o instituto poderá atender aproximadamente 800 alunos.

Até lá, o instituto deve utilizar o espaço para o desenvolvimento de outras atividades acadêmicas, e também avalia a possibilidade de realocar profissionais do corpo docente de outros campus para a Capital.

É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Rosane de Oliveira? Clique aqui e se inscreva na newsletter.



GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Bom dia, segunda-feira

00:00 - 05:00