O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Mesmo fora da disputa, o ex-prefeito Nelson Marchezan (PSDB) segue de olho na corrida pela prefeitura de Porto Alegre. Na manhã desta terça-feira (6), o tucano acompanhou o debate da Rádio Gaúcha com os quatro principais candidatos da Capital e ouviu críticas à sua gestão, entre 2017 e 2020.
Ligado no debate, Marchezan rebateu as citações nas redes sociais, e cobrou por soluções dos candidatos:
"Não sou candidato. Já fui citado três vezes nos primeiros minutos do debate da Gaúcha sobre as cheias. Sou o único prefeito que apresentou soluções que, se não tivessem sido engavetadas, teriam evitado a enchente. Sejam honestos e apresentem soluções", escreveu no X (antigo Twitter) por volta das 9h, quando o debate se aproximava da metade.
Partiram de Maria do Rosário (PT) as três citações referidas por Marchezan. A petista falava sobre o enfrentamento da cidade à enchente e as falhas nos sistemas de proteção contra cheias:
O problema (no sistema de proteção às cheias) começou realmente a ter quando o Marchezan extinguiu o DEP (Departamento de Esgotos Pluviais).
MARIA DO ROSÁRIO (PT)
durante debate com Juliana Brizola (PDT) no primeiro bloco
Em 2020, o senhor (Melo) responsabilizou o Marchezan pelos alagamentos.
MARIA DO ROSÁRIO (PT)
em pergunta endereçada a Sebastião Melo
Se tivesse utilizado os recursos que a presidenta Dilma colocou em 2012, e não perdido os recursos no governo Marchezan e no governo Melo, essas obras (de contenção) teriam sido feitas.
MARIA DO ROSÁRIO (PT)
em debate com o prefeito que busca a reeleição
Felipe Camozzato (Novo) também citou Nelson Marchezan, mas apenas para dizer que foi vereador em Porto Alegre durante o governo tucano.
Mais tarde, no Instagram, Marchezan repostou story de uma mulher que foi CC durante sua gestão. A publicação exibe corte da entrevista do tucano ao Gaúcha Atualidade, em 7 de junho, quando ex-prefeitos foram convidados a falar sobre a enchente na Capital.
"O esforço foi enorme para que o melhor candidato não participasse desse pleito. Mais uma vez venceram os conchavos e esquemas e quem perde é Porto Alegre, por não ter quem eleve o nível desta disputa", diz trecho da legenda, incluída pela autora da postagem original e endossada por Marchezan.
No final da tarde de quinta-feira (1º), Marchezan divulgou uma carta endereçada aos “amigos”, agradecendo pela torcida e pelas manifestações de carinho e explicando os motivos que embasaram sua decisão de não concorrer. O que mais pesou na decisão foi a falta de uma aliança.