O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) determinou a retirada de conteúdos publicadas em redes sociais do pré-candidato a prefeitura de Alvorada Douglas Martello (PL). Além disso, Martello teve que remover outdoor com divulgação de material próprio instalado no município. De acordo com o MP, as peças configuram campanha eleitoral antecipada — a data para início da divulgação de propostas e pedido de votos é 16 de agosto.
De acordo com a promotora, o material que estava sendo "ostensivamente" espalhado pelas ruas do município e nas redes sociais fazia divulgação das pretensões políticas de Martello. Publicações na internet estavam sendo impulsionadas com anúncios pagos.
“Os atos são típicos de campanha eleitoral com a finalidade de aliciar o eleitorado para obter votos para o cargo de prefeito”, diz trecho da decisão.
A decisão foi emitida na sexta-feira (19) e o prazo para cumprimento das medidas era de 24h. À coluna, Martello diz que respeita a decisão do MP, mas argumenta que a legislação eleitoral é interpretativa:
— Ela dá margem para interpretações. (Os conteúdos removidos) Eram vídeos da nossa atuação, de pré-campanha. Mas já apresentamos defesa, cumprindo as orientações.
De acordo com a promotora de Justiça Eleitoral do município, Tássia Bergmeyer da Silveira, os conteúdos foram removidos no prazo. Havia previsão de multa diária de R$ 200 em caso de descumprimento.