Uma das principais demandas dos servidores públicos que têm empréstimos consignados no Banrisul foi atendida nesta sexta-feira (10): o banco anunciou a suspensão, por 120 dias, da cobrança das parcelas. Isso significa que não haverá desconto nas folhas de maio, junho, julho e agosto.
Mesmo que o servidor não tenha sido afetado diretamente pela catástrofe, o banco entendeu que não é hora de burocratizar os benefícios aos atingidos e estendeu a suspensão dos pagamentos a todos. Pela manhã, o governo já havia anunciado a antecipação de metade do 13º salário dos funcionários públicos.
O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, disse que, atendendo a um chamamento do governador Eduardo Leite, o banco vem buscando todas as alternativas possíveis para apoiar a população no drama enfrentado e, ao mesmo tempo, trabalhar na reconstrução econômica do Estado.
- É uma medida em linha com tantas outras ações fundamentais que o governo estadual vem realizando com o apoio de outras esferas públicas e sociedade civil - ressaltou Lemos.
O processo de prorrogação será automático. Quem tem empréstimo consignado só precisa entrar no aplicativo do banco se não quiser a prorrogação. As parcelas prorrogadas serão agendadas para o prazo final do contrato, acrescidas de mais quatro meses.
Na quarta-feira, o Banrisul já havia anunciado um pacote de medidas emergenciais de apoio aos clientes. Entre elas, o crédito de R$ 7 bilhões em linha específica de capital de giro, na Conta Única para todas as empresas — MEI, micro, pequenas, médias e grandes empresas.
Para a pessoa física, o banco anunciou a repactuação de três parcelas das operações de crédito pessoal e a suspensão da cobrança das faturas de maio e junho dos cartões de crédito. Os clientes que precisarem também podem suspender o pagamento de três parcelas do crédito imobiliário Banrisul, diluindo o valor no prazo remanescente do contrato. Para os clientes com crédito rural, o vencimento das operações de maio e junho será prorrogado para o mês de julho. Já para os clientes Vero, o banco anunciou que as empresas e pessoas físicas credenciadas terão isenção de tarifas pelo prazo de 60 dias nos meses de maio e junho.