O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Principais apostas da federação PSDB-Cidadania em Porto Alegre, a deputada federal Any Ortiz (Cidadania) e a estadual Delegada Nadine (PSDB) se encontraram nesta segunda-feira (4) na Expodireto, em Não-Me-Toque, e aproveitaram para tratar de eleição municipal.
Embora integrem a base do prefeito Sebastião Melo (MDB), que concorrerá à reeleição, PSDB e Cidadania dão sinais de que desejam ter candidatura própria em outubro. Nos últimos meses, no entanto, as legendas bateram cabeça e divergiram em público sobre o nome ideal para a disputa.
Any e Nadine concordaram que o primeiro passo para chegar ao entendimento é criar a executiva municipal da federação, considerada "o fórum adequado" para o debate. As deputadas combinaram que, nas próximas semanas, irão puxar o debate internamente, cada uma em seu partido, para destravar a federação em Porto Alegre.
— Precisamos montar a executiva. Essa representação é que vai definir o que vamos fazer em Porto Alegre. Não adianta as bases estarem debatendo se a executiva não está montada — observou Nadine.
— Sem executiva, a gente não vai avançar. Vai ficar o PSDB com uma ideia e o Cidadania com uma ideia — reforçou Any.
Presidente estadual da federação PSDB-Cidadania, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, diz que a ideia é estruturar as federações nos municípios em março.
— Ao longo do mês de março as federações municipais serão estruturadas e reunidas com ambos os partidos quando assim for a realidade de um município. No caso das capitais também terá o componente de debate um pouco mais amplo em outras instâncias — explicou.